Notícias O que escondem os números de Lamborghini Sián a produzir?

Arranque a Frio

O que escondem os números de Lamborghini Sián a produzir?

Vão ser produzidos 63 Lamborghini Sián FKP 37 Coupé e 19 Lamborghini Sián Roadster. Estes números não são aleatórios; fica a saber o que significam.

Lamborghini Sián Roadster

Recentemente a Lamborghini revelou o Sián Roadster, a versão descapotável do Sián FKP 37, o seu primeiro superdesportivo híbrido.

A escolha por construir apenas 19 unidades do Roadster, assim como apenas 63 do coupé, não se deve a uma decisão lógica baseada na análise ou prospeção do mercado.

A escolha destes números em específico é, acima de tudo, simbólica. Ao juntar os dois números, obtemos… 1963, o ano em que a Automobili Lamborghini nasceu.

VÊ TAMBÉM: Lamborghini Terzo Millennio. Um elétrico sem baterias (mais ou menos…)
Lamborghini Sian
Lamborghini Sian FKP 37

Também a denominação FKP 37 do Sián coupé tem significado próprio. É uma alusão ao histórico líder do Grupo Volkswagen, Ferdinand Piëch, que faleceu semanas antes da revelação do Lamborghini Sián o ano passado.

O seu nome completo era Ferdinand Karl Piëch, e usar as suas iniciais foi uma das formas da Lamborghini homenagear tão importante figura — foi ele quem trouxe a Lamborghini para o grupo alemão na década de 90. O número 37 é uma referência ao seu ano de nascimento, 1937.

Por fim, também o nome Sián foge à tradição em usar nomes ligados à tauromaquia por parte da marca do touro enraivecido. É um termo retirado do dialeto bolonhês que significa “clarão” ou “relâmpago”, em alusão à sua componente elétrica.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Lamborghini com motor central traseiro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Miura, o pai dos superdesportivos modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lamborghini Miura, o pai dos superdesportivos modernos