Notícias Koenigsegg celebra 25 anos de monstros de performance

Vídeo

Koenigsegg celebra 25 anos de monstros de performance

A Koenigsegg, o pequeno, mas de grande impacto, construtor de hiperdesportivos sueco, celebra o seu 25º aniversário. Fica a conhecer todos os seus modelos.

Christian von Koenigsegg com Koenigsegg Regera

Christian von Koenigsegg fundou a marca com o seu nome em 1994, mas só em 2002 conheceríamos o seu primeiro modelo, o CC8S, um superdesportivo, que à luz dos modelos que a Koenigsegg hoje concebe, até parece… modesto.

Os 664 cv (655 hp) que debitava foram suficientes para lhe dar o título de carro mais potente do mundo em 2002, mas compare-se com os 1600 cv do recém-apresentado Jesko, e facilmente constatamos que o percurso da Koenigsegg tem sido um de “monstros” a debitar cada vez mais cavalos… e cada vez mais rápidos.

O automóvel mais rápido do mundo é, atualmente, um Koenigsegg. O Agera RS detém cinco recordes de velocidade mundiais, incluindo o da maior velocidade máxima alcançada numa estrada pública, onde atingiu, em 2017, 457 km/h(!).

VÊ TAMBÉM: Christian von Koenigsegg recupera o seu primeiro carro, um MX-5

Mesmo quando a Koenigsegg enveredou pelos híbridos, o resultado não poderia ser outro que não um veículo de alta performance. O Regera combina um V8 biturbo com três motores elétricos e nem uma caixa de velocidades à vista — existe apenas uma relação fixa, como vemos nos automóveis 100% elétricos. Resulta em mais um monstro de 1500 cv, 2000 Nm, e num tempo dos 0… aos 400 km/h em apenas 20s.

Há muito que apreciar na pequena Koenigsegg, e não só os seus “monstros” de performance. Christian von Koenigsegg é também sinónimo de inovação, seja na pesquisa de materiais ou até na evolução do motor de combustão — motores sem árvores de cames? Vêm aí. A Freevalve, fundada por ele, já os tem e veremos (finalmente) essa solução num novo modelo, que está para breve e posicionado abaixo do Jesko.

O canal de YouTube Car Evolution recorda, no seu mais recente vídeo, todos os modelos lançados pela Koenigsegg, desde o CC8S até ao Jesko, passando pelos CCR, CCX, CCGT, CCXR, vários Agera, o One:1 e Regera.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o SSC Tuatara?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Finalmente, o SSC Tuatara está na estrada
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Finalmente, o SSC Tuatara está na estrada