Notícias Procura por elétricos a descer leva VW a «travar» nova fábrica de baterias

Indústria

Procura por elétricos a descer leva VW a «travar» nova fábrica de baterias

A Volkswagen suspende (por agora) a quarta de seis fábricas de baterias na Europa planeadas até 2030. Só três estão confirmadas.

Linha de produção de baterias
© Volkswagen

Apesar de o Grupo Volkswagen ter registado um crescimento de 45% nas vendas de elétricos nos primeiros nove meses (janeiro-setembro) de 2023, tomou a decisão de não prosseguir (por agora) com a construção de uma nova fábrica de baterias na Europa de Leste.

Esta deliberação justifica-se pela redução da procura de veículos elétricos que atualmente se faz sentir na Europa (e também nos EUA).

Apesar de as vendas estarem ainda a crescer — acompanhadas de notícias como a partir de 2024 a Volkswagen vai deixar de vender modelos a combustão na Noruega —, prevê-se uma forte desaceleração nos próximos tempos.

Volkswagen Wolfsburgo
Matthias Leitzke Wolfsburgo, Alemanha, a casa da Volkswagen

Aliás, como a própria Volkswagen assume, as encomendas diminuíram para cerca de metade na Europa em comparação ao mesmo período em 2022: de 300 mil para 150 mil encomendas.

“Com base nas condições de mercado, incluindo o aumento lento no mercado de veículos elétricos na Europa não há, por enquanto, nenhuma razão comercial para decidir sobre outros locais.”

Oliver Blume, diretor executivo do Grupo Volkswagen

Plano original para fábricas de baterias a «meio gás»

A fábrica de baterias cuja construção foi agora suspensa — pela segunda vez —, era a quarta de um total de seis previstas até 2030 na Europa, tendo sido anunciadas pela Volkswagen o ano passado. No entanto, até agora, apenas só foram confirmadas três — Skellefteå (Suécia), Salzgitter (Alemanha) e Valência (Espanha).

A fábrica de Skellefteå já está em operação, e as de Salzgitter e Valência estão em construção. O local da quarta fábrica ainda não tinha sido decidido, mas seria num destes países: República Checa, Hungria, Polónia ou Eslováquia.

Indústria: A «irmã» da Autoeuropa já tem o futuro garantido. E a fábrica de Palmela?

No plano original, as seis fábricas europeias previstas iriam totalizar 240 GhW de capacidade de produção anual instalada na Europa, com cada fábrica a ser responsável por 40 GhW anuais.