Notícias Volkswagen ID. Buzz GTX. Nunca houve um “pão de forma” tão potente

Apresentação

Volkswagen ID. Buzz GTX. Nunca houve um “pão de forma” tão potente

A família GTX acaba de ganhar, provavelmente, o seu membro mais invulgar: o ID. Buzz GTX. Fique a conhecê-lo em mais detalhe.

Volkswagen ID. Buzz GTX frente 3/4
© Volkswagen

Nem o «pão de forma» elétrico, o ID. Buzz, escapa ao tratamento GTX. A sigla que parecia estar em vias de extinção, surge em 2024 fortemente revitalizada com a revelação em simultâneo dos ID.3 GTX e ID.7 Tourer GTX, além dos existentes ID.4 GTX e ID.5 GTX terem recebido um aumento de potência.

O novo Volkswagen ID. Buzz GTX segue a receita dos restantes, oferecendo mais estilo, equipamento e, claro, potência e performance.

Volkswagen ID.7 Tourer GTX, ID.7 GTX, ID.3 GTX e ID. Buzz GTX
© Volkswagen Família GTX a crescer. De notar a presença do ID.7 GTX em formato berlina que, por enquanto, ainda não foi apresentado.

Começando precisamente pela potência e performance, o novo ID. Buzz GTX entrega um total combinado de 250 kW (340 cv) de potência, cortesia dos dois motores elétricos que traz (80 kW + 210 kW), um por eixo, garantindo tração integral (4Motion). Nunca houve um «pão de forma» de produção tão potente, isso é uma certeza.

Trata-se da mesma configuração que encontramos nos ID.4, ID.5 e ID.7 Tourer, mas sendo o ID.Buzz mais corpulento e pesado, traduz-se em menor aceleração: 6,5s nos 0-100 km/h (estimados), contra 5,4s nos ID.4 e ID.5, por exemplo. A velocidade máxima está limitada a 160 km/h.

Duas variantes, duas baterias

O novo ID. Buzz GTX destaca-se ainda pela particularidade de oferecer duas variantes de carroçaria — regular e longa —, com cada uma a ter a sua própria bateria. No caso do ID. Buzz curto apresenta-se com 79 kWh de capacidade, que sobe para os 86 kWh no ID. Buzz longo. O valor de autonomia, no entanto, não foi divulgado.

A Volkswagen refere ainda que está disponível em configurações de cinco, seis e sete lugares, com a segunda fila a poder mover-se longitudinalmente em 150 mm ou 200 mm, dependendo se é a variante mais curta ou longa.

Destaque ainda para a capacidade de carga. O ID. Buzz GTX com cinco lugares anuncia entre 1121 litros e 2123 litros (bancos rebatidos), enquanto o longo vai dos 1340 litros (medidos até às costas dos bancos da segunda fila) até aos 2469 litros (bancos rebatidos). Com as três filas de bancos, a capacidade de carga é de 306 litros.

GTX por fora e por dentro

Como vimos nos restantes GTX, também o ID. Buzz recebe uma série de elementos estilísticos e também tecnológicos que o distinguem dos restantes modelos da gama.

A começar pelas jantes de 20″ Solna, de série, que podem crescer, opcionalmente, até às 21″. Claro que a inscrição GTX surge em grande destaque na traseira, complementada por elementos em preto brilhante, como as entradas de ar ou as capas dos retrovisores. A cor vermelha (Cherry Red) é exclusiva deste GTX.

O novo ID. Buzz GTX apresenta-se ainda com uma nova assinatura luminosa, enquanto os faróis são de série IQ.LIGHT LED matrix.

Antevisão Volkswagen quer elétrico por menos de 20 mil euros. Como o vai conseguir?

No interior destacam-se desde logo o volante e os bancos (elétricos à frente), que apresentam a inscrição GTX e costuras contrastantes a vermelho. O revestimento do teto a preto é exclusivo desta versão.

Tecnologia reforçada

Além da diferenciação visual, os ID. Buzz GTX têm argumentos tecnológicos reforçados. A Volkswagen refere maior poder de processamento e uma versão mais recente do seu sistema de infoentretenimento, que passa a ser acedido por um ecrã central tátil maior, de 12,9″ (antes era 12″). Também a barra tátil que controla a temperatura e o volume do som passou a ser (finalmente) iluminada.

Interior do Volkswagen ID. Buzz GTX
© Volkswagen

Caso prefira interagir com o veículo através da voz, o ID. Buzz GTX também pode trazer, opcionalmente, o novo assistente de voz IDA, que promete compreender comandos de voz mais naturais. Este pode ser ainda complementado com a integração do ChatGPT (inteligência artificial).

Quando chega?

A Volkswagen anunciou que a abertura das encomendas para o novo ID. Buzz GTX acontecerá no verão, não tendo ainda avançado com preços.

Volkswagen ID. Buzz GTX com faróis ligados, frente 3/4
© Volkswagen