Notícias Made in Portugal. Conheça o Toyota mais pequeno do mundo

Fórum Kenshiki 2023

Made in Portugal. Conheça o Toyota mais pequeno do mundo

O elétrico APM é o Toyota mais pequeno do mundo e vai ser construído em Ovar, na fábrica da Toyota Caetano Portugal.

A Toyota e o nosso país têm uma longa história de amor. Na década de 60, Portugal foi o primeiro destino da Toyota na Europa e foi aqui, mais precisamente em Ovar, que o construtor japonês montou a sua primeira fábrica em solo europeu em 1971.

Passados mais de 50 anos, a relação já vai longa, mas a paixão não esmoreceu, com a Toyota Motor a entregar à Toyota Caetano Portugal a produção de um pequeno veículo elétrico a bateria chamado APM, acrónimo para Accessible People Mover.

Toyota APM
© Toyota O APM tem uma autonomia em torno dos 100 km

Pode ser pequeno em dimensão, mas a sua missão é importante: transportar adeptos e atletas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris, em 2024.

Concebido na Bélgica, pela Toyota Motor Europe, o APM vai ser produzido em exclusivo pela Toyota Caetano Portugal, em Ovar, que está encarregue de construir 250 exemplares.

Pensado para ser usado para o transporte “última milha” de pessoas com mobilidade reduzida, o APM é a mais recente ilustração da visão de “Mobilidade para Todos” que a Toyota tem vindo sempre a defender.

Durante os Jogos Olímpicos (e Paraolímpicos) de Paris, em 2024, vai ser usado para ajudar no transporte de atletas, visitantes e funcionários em diversas instalações, incluindo os locais onde são realizados eventos ou competições e outros locais oficiais, como a Aldeia dos Atletas.

Com uma autonomia de aproximadamente 100 km e com uma velocidade máxima limitada aos 20 km/h, o APM poderá também ser usado, de acordo com a Toyota, como veículo de emergência durante as Olimpíadas, bem como para transportar pequenas mercadorias.

A NÃO PERDER: Híbrido não basta. Toyota antecipa «Yaris Cross» 100% elétrico

A título de curiosidade, se o compararmos com um quadriciclo elétrico como o Citroën AMI, por exemplo, constatamos que este APM da Toyota é 1,32 m mais comprido, 27 cm mais largo e 45 cm mais alto.

Na edição de 2023 do Fórum Kenshiki, em Bruxelas (Bélgica), a Toyota já mostrou um exemplar finalizado do APM, que podem ver em destaque na nossa publicação de Instagram:

Porém, a produção dos 250 exemplares destinados a Paris, só vai arrancar em fevereiro de 2024, na fábrica da Toyota Caetano em Ovar.

Vai ser produzido em massa?

Não sabemos quais são os planos da Toyota para o futuro e se há ou não viabilidade para vir a produzir este pequeno veículo elétrico em massa.

Aquilo que podemos assegurar é que mesmo depois de concluídos os Jogos Olímpicos de 2024, os 250 APM vão permanecer na capital francesa, onde serão usados em instituições médicas, lares e até recintos desportivos.