Notícias Conheçam os carros «Made in Portugal». A lista completa de 2023

Produção

Conheçam os carros «Made in Portugal». A lista completa de 2023

Hoje, dia 26 de abril, comemora-se o Dia da Produção Nacional. Mas, afinal, quais são os automóveis que são fabricados no nosso país?

volkswagen autoeuropa
© Volkswagen

Portugal continua a ser um dos países europeus de referência no que diz respeito à produção automóvel, com mais de 320 mil carros produzidos anualmente. Sendo que, de todos estes, 97,4% está destinada à exportação, o que contribui para o PIB num valor próximo dos 4%.

E hoje, na data em que se celebra o Dia da Produção Nacional (26 de abril), é um excelente momento para recordar todos os modelos produzidos atualmente em solo nacional.

Volkswagen T-Roc

Volkswagen T-Roc@pt
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Depois de encerrada a produção do Volkswagen Sharan, um nome muito associado à fábrica de Palmela, a equipa da Autoeuropa concentrou-se no T-Roc. É o modelo mais produzido no nosso país: o ano passado superou as 230 mil unidades.

A não perder: Testámos o Volkswagen T-Roc@PT. O que é nacional é bom?

Já no início deste ano, o Volkswagen T-Roc viu produzida a unidade um milhão, representada por um T-Roc R e que teve a Austrália como destino. O único Volkswagen T-Roc não produzido em Portugal, é o T-Roc Cabrio, que é produzido na Alemanha.

Citroën Berlingo, Fiat Doblò, Opel Combo e Peugeot Partner

Os quatro modelos produzidos em Mangualde
© Stellantis

No que diz respeito a comerciais ligeiros, é a fábrica da Stellantis em Mangualde que se destaca. Por lá são produzidos modelos para quatro marcas, apesar de serem, essencialmente, o mesmo.

E tanto são produzidos nas versões de carga, como nas versões «civis», de passageiros. Ou seja, os Citroën Berlingo/Berlingo Van, Fiat Doblò/Doblò Combi, Opel Combo/Combo Life e Peugeot Partner/Rifter.

Produção a crescer: Stellantis Mangualde ficou «à beira» de bater recorde de produção em 2022

Em 2025 será adicionada a produção dos Citroën ë-Berlingo, o Peugeot e-Partner, o Opel Combo-e e o Fiat e-Doblò. Ou seja, as versões 100% elétricas destes modelos.

Toyota Land Cruiser

Toyota Land Cruiser Série 70
© Toyota Atualmente, é o único modelo da Toyota com produção na fábrica da Toyota em Ovar. Todas as unidades Land Cruiser série 70 são para exportação.

Parece um clássico já com alguns anos, mas não é. Esta versão do Toyota Land Cruiser, a série 70, é a única produzida de raiz na fábrica da Salvador Caetano, em Ovar.

Infelizmente, não é comercializada no mercado nacional devido à idade do projeto, incompatível com as exigências europeias de homologação atuais. Modelos com este caráter simples, mas «puro e duro», são uma impossibilidade no «velho continente». O seu destino é a exportação para países como a África do Sul, por exemplo.

Este Toyota Land Cruiser está equipado com um motor V8 Turbo Diesel com 4,5 l de capacidade e 205 cv de potência. O binário máximo é de 430 Nm, disponível a partir das 1200 rpm e conta com os préstimos de uma caixa de velocidades manual de cinco relações.

Mitsubishi Fuso Canter

Fuso Canter
© Mitsubishi Fuso

Não é bem um carro, mas merece estar aqui presente. Afinal, também contribui para os números de produção nacional e é fabricada nas instalações do Tramagal, em Abrantes.

A Fuso Canter é um daqueles modelos destinados a 100% ao mundo do trabalho. Oferece diversas configurações aos seus clientes — quatro cabines, cinco opções de peso bruto e três patamares de potência —, com mais de 70 versões disponíveis.

Primeiro trimestre em alta

A produção nacional está a passar, este ano, por uma grande recuperação. Os dados da ACAP para o primeiro trimestre de 2023 regista a produção de 91 262 veículos automóveis em Portugal. Um número que representa uma subida de 29,6% face ao primeiro trimestre de 2022.

Os valores de produção total dos fabricantes que se encontram no nosso país estão assim já muito aproximados dos registados no último ano antes da pandemia, em 2019, que no período homólogo viu produzidos 94 471 veículos automóveis. E se olharmos para os valores de produção dos últimos 10 anos, 2023 já é o segundo melhor ano nos valores de produção do primeiro trimestre.

Futuro da indústria automóvel em Portugal

Tanto os números dos carros produzidos em Portugal como a indústria automóvel de uma forma geral, estão longe de abrandar. Afinal, são diversas as novidades na agenda.

Na fábrica da Stellantis de Mangualde, como referimos, vão começar a ser produzidas as versões elétricas dos seus quatro modelos. Mas Portugal, está também na «corrida» para a escolha da localização da nova fábrica de baterias do mesmo grupo.

Além disso, há ainda a hipótese de recebermos uma outra fábrica de baterias, mas da China Aviation Lithium Battery Technology (CALB), não estando ainda nada definido.

E em Sines, está a ser construído o novo complexo da Repsol, que inclui duas novas fábricas de polímeros e foi designado como “o maior investimento industrial feito em Portugal nos últimos 10 anos”.

Sabe esta resposta?
No final do primeiro mês deste ano, a Autoeuropa alcançou uma suas metas históricas. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Autoeuropa. Foi produzida a unidade 1 milhão do Volkswagen T-Roc