Notícias Elétricos da Ford vão conseguir sair sozinhos da linha de montagem

Inteligência artificial

Elétricos da Ford vão conseguir sair sozinhos da linha de montagem

Depois de finalizado, um automóvel precisa ser conduzido para fora da linha de montagem. Mas os elétricos da Ford poderão não precisar de ajuda.

Interior do Ford Kuga
© Ford

O movimento de uma fábrica de automóveis continua a ser um processo incrível de assistir e que evoluiu muito nos últimos anos.

Agora, com a ajuda da Inteligência artificial (IA) e da condução automatizada, a próxima geração de elétricos da Ford poderá nem sequer precisar de condutor para sair da linha de montagem.

O projeto E-SELF, como foi batizado, está a iniciar um período de testes de dois anos e meio e está destinado ao novo centro de automóveis elétricos. Ou seja, a modelos como o novo Ford Explorer elétrico. A sua missão? Fazer com que o trânsito dos automóveis pela fábrica seja mais simples e seguro.

Elétricos conduzidos por IA

Na prática, os novos modelos terão a capacidade de chegar pelos seus próprios meios às diversas estações de testes. Além disso, poderão mesmo efetuar autonomamente os seus primeiros testes dinâmicos.

Depois dessa fase, seguem automaticamente para as zonas de carregamento e finalmente para o estacionamento, ficando prontos para a recolha. E sempre sem ninguém ao volante em todo o processo.

Tudo isto, obviamente, só funciona com automóveis que tenham componentes mecânicos e software compatíveis com a condução autónoma. Entre eles, a caixa de velocidades automática, o travão de estacionamento elétrico ou a direção assistida eletricamente.

O único elemento em falta consiste na adição de um módulo de comunicação, que permitirá a sua ligação à rede da fábrica e o controlo do veículo.

Para isso, este novo sistema utiliza inúmeros sensores e mais de 140 câmaras espalhadas um pouco por toda a fábrica, além dos que se encontram nos automóveis.

Tudo para que seja possível controlar os veículos, mas também identificar todos os tipos de perigo. Entre eles, a circulação de pessoas ou outros veículos.

Em caso de necessidade, estará uma equipa presente a comandar todo este fluxo de tráfego, que terá a capacidade de abrandar ou mesmo de imobilizar cada um destes automóveis.

Centro de veículos elétricos em Colónia

O projeto E-SELF faz parte de um investimento em torno dos dois mil milhões de dólares que a Ford está a fazer no novo Centro de Veículos Elétricos. E é uma das muitas soluções que a Ford se encontra a desenvolver para a fábrica de Colónia, na Alemanha.

O novo Centro de Veículos Elétricos é onde a marca vai produzir o novo Ford Explorer, que será um passo importante para a meta prevista de 600 000 automóveis elétricos comercializados anualmente no mercado europeu em 2026.

Sabe esta resposta?
Qual será a primeira grande aventura do Ford Explorer EV, na companhia da aventureira Lexie Alford?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford quer bater recorde centenário com o novo Explorer
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford quer bater recorde centenário com o novo Explorer