Notícias Este BMW Z3 M Coupé é o mais caro de sempre. Descubra porquê

Leilão

Este BMW Z3 M Coupé é o mais caro de sempre. Descubra porquê

O Z3 M Coupé tem um lugar especial na história dos desportivos da BMW, mas para este ser o mais caro de sempre, é particularmente especial.

BMW Z3M Coupé 3/4 de frente
© Bonhams

Num dos mais recentes leilões organizados pela Bonhams, este BMW Z3 M Coupé foi o responsável pelo registo de um novo recorde. No momento do «bater do martelo», o valor de licitação ficou nos 149 500 euros, que o tornou no Z3 M Coupé mais caro de sempre.

Mas afinal, o que torna esta unidade tão especial? Bem, em primeiro lugar porque trata-se de uma unidade equipada com o mais recente S54, o seis cilindros em linha de 3,2 l do M3 E46, que tomou o lugar do S50, o seis cilindros em linha, também com 3,2 l do M3 E36.

Motor S54 do BMW Z3 M Coupé
S54, o seis cilindros em linha é um dos destaques deste modelo

Das 1112 unidades produzidas do Z3 M Coupé com o S54, apenas 269 foram destinadas ao mercado europeu. E dessas, só 15 unidades têm a carroçaria pintada em Stahlgrau, o original tom cinzento.

Além disso, destas 15 unidades, esta é, muito provavelmente, a que conta com a configuração mais original. Para combinar com o cinzento da carroçaria, foi escolhido um interior “Kiwi” e nem sequer falta o opcional do teto de abrir panorâmico em vidro.

Segundo o completo histórico desta unidade, a entrega ao seu primeiro proprietário aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2003, sendo que se tratava de um funcionário da BMW. E até aos dias de hoje, este foi o seu único condutor.

A ligação à BMW fez com que todas as manutenções previstas tivessem sido efetuadas diretamente na marca, nos prazos previstos. No entanto, o cuidado com a sua utilização é que acabou por deixar este BMW Z3 M Coupé no estado que as fotos nos mostram.

O odómetro regista apenas 33 446 km. Estão presentes os manuais originais, os registos de manutenção e até as duas chaves que acompanham esta unidade desde os seus primeiros dias.

Este BMW Z3M Coupé tem um «detalhe» histórico

Se tudo isto que referimos já dá vontade de encontrar uma forma de adicionar este BMW Z3 M Coupé à nossa garagem, há ainda um outro detalhe a evidenciar.

Além de ser um dos modelos mais arrojados da BMW e do estado de conservação que apresenta, esta unidade também representa um marco importante na história deste modelo.

Segundo informações da Bonhams, confirmadas pela própria BMW GmbH, este BMW Z3 M Coupé foi o último a sair da linha de produção. Um «detalhe» que o torna ainda mais especial.