Notícias Combate à inflação nos EUA ameaça a produção de baterias na Europa

Indústria

Combate à inflação nos EUA ameaça a produção de baterias na Europa

Com o "Inflation Reduction Act" dos EUA a oferecer incentivos para a produção de baterias, a Europa parece estar a ficar para trás.

Linha de produção de baterias
© Volkswagen

Há uma nova ameaça à produção de baterias na Europa que não vem da China, mas sim do outro lado do Atlântico: os Estados Unidos da América (EUA).

O governo norte-americano aprovou, ainda em 2022, um pacote de medidas inseridas no “Inflation Reduction Act” (IRA). Este tem como objetivo «travar» a inflação e também promover tecnologias mais «verdes».

A ameaça à produção de baterias na Europa toma a forma dos apoios que vão ser disponibilizados através do IRA, para fomentar, precisamente, a produção local de baterias e outras tecnologias. Estes apoios ascendem a 369 mil milhões de dólares (347 mil milhões de euros). Enquanto isso, na Europa, os apoios escasseiam.

Volvo C40 Recharge

Além dos apoios diretos à indústria, o IRA prevê também mais subsídios para a compra de automóveis elétricos. A condição? Que sejam produzidos em solo norte-americano.

Tudo isto já está a ter efeito nas decisões que os construtores automóveis estão a tomar. O diretor executivo da Volkswagen, Thomas Schäfer, já tinha deixado o alerta há uns meses.

“Com o “Inflation Reduction Act”, os EUA oferecem às empresas incentivos altamente atrativos para investimentos em novas fábricas e produção. É alarmante que a União Europeia com o seu quadro regulamentar não esteja bem posicionada para a transformação da indústria (eletrificação) que já está a ocorrer.”

Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen

Os planos de produção de baterias na Europa por parte dos fabricantes ficam, assim, em risco, podendo ser transferidos para os EUA usufruindo do pacote de incentivos.

Tentativa de resposta

A União Europeia já está a tentar «responder» aos efeitos do IRA, seguindo dois caminhos.

O primeiro passa por negociar diretamente com os EUA. A União Europeia quer que as baterias produzidas com minerais extraídos da Europa sejam também abrangidas pelos apoios norte-americanos.

Nesse sentido, o Presidente dos EUA, Joe Biden, e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, têm um encontro marcado para esta sexta-feira em Washington.

O outro caminho passa pela criação de um pacote legislativo semelhante ao IRA, o “Net Zero Industry Act”, cuja apresentação está marcada para a próxima semana.

O “Net Zero Industry Act” vai enquadrar os futuros apoios estatais às indústrias consideradas cruciais à descarbonização da UE, mas as primeiras indicações sugerem parecer estar longe de corresponder às expectativas.

Uma fonte citada pelo Financial Times que já conhece o plano chega-o a descrever como “muito mau”, apontando a ausência de medidas concretas no mesmo.

Fonte: Autonews

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?