Notícias Autoeuropa mostra como se faz e ganha prémio internacional

Indústria

Autoeuropa mostra como se faz e ganha prémio internacional

A Autoeuropa conquistou mais um galardão, desta vez na categoria OEM dos prémios Automotive Lean Award Production 2023.

Volkswagen Autoeuropa - Palmela
© Volkswagen

Apesar de recentemente ter interrompido a sua produção devido à falta de um componente, a Autoeuropa soma e segue, tendo sido distinguida num prémio que reconhece a eficiência global dos produtos saídos da fábrica alemã: o Automotive Lean Award Production 2023.

Recordamos que é desta fábrica nacional, que representa 1,5% do PIB nacional, que sai todos os dias o modelo da Volkswagen mais vendido em toda a Europa: o Volkswagen T-Roc.

Trata-se de um reconhecimento importante numa altura em que se decide não só o futuro da fábrica para os próximos cinco anos, mas sobretudo o que acontecerá à fábrica da Palmela de 2028 em diante — altura em que a administração da marca alemã deverá anunciar ou o fim da fábrica ou a sua transição para a eletrificação total.

Thomas Hegel Gunther com Diretores daAgamus Consult
©Volkswagen Autoeuropa

O troféu é organizado anualmente pela empresa de Consultoria Agamus Consult (exerce consultoria e formação em produção “lean”) e pela revista de negócios “AUTOMOBIL PRODUKTION”.

Foram várias as categorias a concurso, com a Autoeuropa a ter ganho o prémio na categoria OEM (Original Equipment Manufacturer).

Para este galardão foram identificados como prioritários os projetos voltados para a eliminação de constrangimentos e para o aumento da eficiência global dos equipamentos, onde se destacou a rapidez desta fábrica da Volkswagen “na implementação de projetos na área da digitalização e mapeamento da cadeia de valor (Value Stream Management)”. Reforçando, desta forma, o posicionamento desta fábrica no seio da Volkswagen.

Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, marcou presença em Munique, na passada terça-feira, para receber este prémio, agradecendo à sua equipa.

«Antes de mais, parabéns a toda a nossa equipa. (…) Este reconhecimento é também mais um passo no sentido de reforçar a nossa capacidade de atrair novos projetos por parte do Grupo Volkswagen».

Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa

A Autoeuropa finalizou o ano de 2022 com 4980 colaboradores e 231 100 unidades produzidas. Em 2022, esta fábrica também já tinha ganho um Automotive Lean Production Award 2022, na categoria de digitalização: “Digital Use Case”, com a aplicação Road Test Predictor (RTP).