Notícias Carlos Tavares: “Fábrica de Mangualde é um exemplo para toda a Stellantis”

Produção

Carlos Tavares: “Fábrica de Mangualde é um exemplo para toda a Stellantis”

Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, não poupou elogios a Mangualde: "É a melhor fábrica europeia da Stellantis em termos de qualidade e custo. São excelentes."

Fábrica de Mangualde vista de cima
© Stellantis

Excelência, é como se pode definir a Fábrica Stellantis de Mangualde, quando temos em consideração as palavras de Carlos Tavares, o diretor executivo da Stellantis.

Palavras proferidas durante uma «mesa redonda» entre o executivo português e vários jornalistas, onde a Razão Automóvel esteve presente, durante o XXIII Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros, no Porto, que se realizou ontem, a 25 de janeiro.

Carlos Tavares, diretor executivo Stellantis
© Stellantis Carlos Tavares, diretor executivo Stellantis, durante o Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros.

Temos de começar por referir que a Fábrica de Mangualde voltou a bater o seu recorde de produção em 2023, tendo produzido 84 mil veículos. Relembramos que é em Mangualde onde são produzidos os veículos comerciais ligeiros da Citroën, Fiat, Opel e Peugeot.

Para além dos elogios aos números alcançados, Tavares dirigiu ainda um agradecimento à fábrica “não só pelos resultados, mas pelo exemplo que eles representam para toda a Stellantis”. E reforçou a mensagem da importância da Fábrica de Mangualde no futuro do grupo:

“É a melhor fábrica europeia da Stellantis em termos de qualidade e custo. São excelentes.”

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis

Salientando que, devido a estes rácios de qualidade e custo, a fábrica se encontra “a salvo de uma eventual contenção de custos”.

Tavares, em jeito de conclusão, realça, por isso, a criatividade desta unidade industrial:

“A Fábrica de Mangualde tem pouco dinheiro e muita imaginação. Há muita criatividade para resolver problemas industriais.”

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis

Nova etapa para a fábrica de Mangualde

Não há tempo para «dormir sobre os louros» e uma nova fase de expansão está prestes a começar em Mangualde. Foi no início do ano passado que Carlos Tavares anunciou que Mangualde também iria produzir veículos elétricos a partir de 2025.

Os elétricos de Mangualde
Mangualde vai produzir as versões elétricas dos modelos que já produz (a combustão) para as várias marcas da Stellantis. Vão ser produzidas as variantes elétricas de mercadorias e passageiros dos Citroën ë-Berlingo, Fiat e-Doblò, Peugeot e-Partner e Opel Combo-e.

Durante o evento, Carlos Tavares anunciou o antecipar dessa data: será já partir deste ano de 2024 que Mangualde vai produzir veículos elétricos. É a primeira fábrica automóvel em Portugal a fazê-lo.

Tem assim início a transformação e modernização da Fábrica de Mangualde, com novas instalações e otimização da área industrial.

Uma das consequências positivas da expansão das instalações de Mangualde será o aumento da força de trabalho: foi anunciado que serão adicionados mais 450 postos de trabalho aos 850 já existentes (1300 funcionários no total).

Sabe esta resposta?
Até quando é que a UE quer reduzir em 100% os níveis de emissões de dióxido de carbono para automóveis novos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Oficial. Comissão Europeia quer fim dos motores de combustão em 2035