Notícias Euro 7 não «assusta» a Renault. Aposta no Diesel é para manter

Indústria

Euro 7 não «assusta» a Renault. Aposta no Diesel é para manter

O Grupo Renault acaba de anunciar uma parceria com a Punch Torino. O objetivo? Desenvolver motores Diesel capazes de cumprir a norma Euro 7.

Renault Kangoo Van e Express

O Grupo Renault continua a acreditar no futuro dos motores Diesel e nem a exigente norma Euro 7 parece afastar o grupo gaulês desta tecnologia.

Depois de se ter «dividido» em cinco unidades de negócio — uma delas, a Power, especialmente destinada ao desenvolvimento de motores de combustão — o Grupo Renault anunciou uma parceria com a Punch Torino para o desenvolvimento de motores Diesel.

Uma parceria que será também integrada no no projeto “Horse”, que resulta de outra parceria entre o construtor francês e a Geely.

A NÃO PERDER: É possível converter um motor Diesel para funcionar a GPL?
Renault Kangoo vista dianteira 3/4
Esta parceria deverá garantir que os veículos comerciais ligeiros da Renault continuem a contar com motores Diesel após 2025.

Porém, o objetivo desta nova parceria não é o de desenvolver motores de raíz, mas sim o de desenvolver variantes do motor Diesel de quatro cilindros da Renault capazes de cumprir as normas Euro 6 e Euro 7. Estas novas versões têm como destino os veículos comerciais da Renault, que começarão a usá-los a partir de 2025.

O começo de uma parceria mais alargada

Ao abrigo desta parceria a Punch Torino vai poder usar, comprar e comercializar estes motores Diesel de quatro cilindros da Renault.

Já o Grupo Renault vai usufruir da experiência da Punch Torino no campo do desenvolvimento de motores.

Renault Kangoo
O 1.5 dCi ainda tem mais «anos de vida» pela frente. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Esta nova parceria, apesar de estar focada nos motores Diesel, tem o potencial de lançar as bases de outras parcerias noutras áreas entre o Grupo Renault e o grupo Punch.

Uma delas diz respeito aos motores a combustão a hidrogénio, uma área na qual o grupo gaulês se poderá aliar à Punch Hydrocells, outra subsidiária da Punch.

Sabe esta resposta?
Qual destes Renault foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?