Notícias As grelhas gigantes são para manter? A BMW já decidiu

Design

As grelhas gigantes são para manter? A BMW já decidiu

Adrian van Hooydonk, diretor de design da BMW, falou sobre a imagem dos próximos modelos da marca de Munique e já apontou o caminho.

BWM XM Label Red
© BMW

Nos últimos tempos algumas decisões estilísticas da BMW têm sido algo controversas, com as redes sociais a servirem quase como uma espécie de barómetro para avaliar o trabalho dos designers da marca de Munique.

Entre as soluções estéticas que mais tinta fizeram correr (ou caracteres, como preferirem) está o icónico duplo rim, que tem crescido quase de forma descontrolada: basta olhar para o novo BWM Série 7 ou para o novíssimo XM.

Mas isso deve mudar em breve. Em entrevista aos britânicos da TopGear, o diretor de design da marca, Adrian van Hooydonk, afirmou que os BMW do futuro vão ter uma imagem mais limpa, deixando antever um duplo rim mais discreto.

BMW XM frente 3/4 na estrada
© BMW O imponente duplo rim do BMW XM não reúne consenso e tem tomado conta de todas as conversas acerca deste novo SUV da BMW

“Se olhares para a nossa história vês que já fizemos de tudo, desde (uma grelha) vertical, muito fina, larga e até muito baixa. Sentimos que a BMW sempre ofereceu alguma variação, pelo que podemos fazer realmente qualquer coisa”, explicou Adrian van Hooydonk.

Porém, para o futuro a solução deve passar por regressar às origens da marca, adotar um desenho mais simples e, ao que tudo indica, voltar às grelhas mais discretas.

“Eu acho que no futuro o que será importante é que o nosso design seja mais limpo. Vamos desenhar a grelha de acordo com as proporções gerais do veículo ou de acordo com a expressão que lhe queremos dar”, disse Adrian van Hooydonk.

Adrian van Hooydonk
© BMW Adrian van Hooydonk, diretor de design da BMW

“Também olhamos para os números”

Durante esta entrevista, Adrian van Hooydonk admitiu que na BMW “não ignoram a conversa” acerca das soluções de design recentes, que têm originado opiniões muito distintas. “Nós ouvimos. E vemos”, afirmou.

Contudo, o “patrão” do design da BWM vai mais longe e diz: “Também olhamos para os números de vendas e eles estão bem”.

LEIAM TAMBÉM: Já conduzimos o novo BMW M2 (G87). É melhor que o M4?

Recorde-se que em 2022 a BMW vendeu 2,1 milhões de carros em todo o mundo, com a BMW M a somar mais de 177 mil vendas, o que representa uma subida de 8,4% face ao ano anterior.

Se isto significa que vamos deixar de ter grelhas de proporções épicas na frente dos futuros BMW, só o tempo o dirá de forma inequívoca. Mas ao que tudo indica, parece que a era dos duplo rins gigantes está mesmo a chegar ao fim.

Fonte: TopGear

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o BMW 2002 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M