Notícias BMW Touring Coupé. Será este o Z3 Coupé dos tempos modernos?

Concorso d´Eleganza Villa d´Este 2023

BMW Touring Coupé. Será este o Z3 Coupé dos tempos modernos?

Apresentado no Concorso d´Eleganza Villa d´Este, o BMW Concept Touring Coupé junta a silhueta de uma carrinha com a forma de um coupé.

BMW Concept Touring Coupé
© BMW

O nome deste protótipo já diz quase tudo: BMW Touring Coupé, ou seja a fusão de linhas e proporções de carrinha com as de um coupé.

É uma carroçaria feita à mão, que retoma outros processos de miscigenação que tão bons resultados deram às marcas de automóveis nos últimos anos, em geral, e à BMW em particular.

Tal como os SUV combinam caraterísticas de carrinhas com as de veículos de todo o terreno ou o X6 mistura formas de SUV com outras de coupé, o concept BMW Touring Coupé cruza traços de carrinha com as de coupé.

A NÃO PERDER: BMW M3 Touring «a fundo» na autobahn. A que velocidade chegou?

E, em paralelo, junta a inspiração no 328 Touring Coupé que venceu a corrida Mille Miglia de 1940 à ideia, muito atual, de uma escapada a dois na qual a viagem é, em si mesmo, um destino.

BMW Concept Touring Coupé perfil
© BMW O protótipo BMWTouring Coupé cruza os traços de carrinha com as de coupé

Por outro lado, há também aqui uma vénia às variantes de carroçaria do BMW Série 02 dos anos 70 que incluíam o sufixo “Touring” na sua designação. E muito mais recente… trouxe memórias do estranho, mas com grande poder de atração Z3 Coupé.

E para que esse tempo de evasão seja um conjunto de momentos para desfrutar, não deverão faltar a conhecida eficácia de comportamento e as performances inebriantes habituais na BMW. Neste caso geradas pelo conhecido motor de seis cilindros em linha da marca bávara.

Origens aristocratas

Os muitos visitantes esperados no elegante desfile de beleza sobre rodas em Cernobbio, nas margens do exclusivo Lago Como em Itália, vão poder admirar esta peça única, cujo principal foco de atenção está na secção traseira.

Foi esculpida a partir dos contornos fluidos do tejadilho, que se fundem com os painéis laterais traseiros, acentuando os ombros largos e sublinhando uma imagem geral de solidez.

BMW Concept Touring Coupé traseira
© BMW Os ombros muito largos ajudam a reforçar a sensação de robustez deste protótipo, sobretudo quando o vemos de traseira

Visto de lado, reconhece-se facilmente a interpretação típica shooting brake da BMW. Trata-se de uma silhueta de veículo de traseira alongada que se tornou comum entre os caçadores no Reino Unido na dobragem do século XIX para o XX.

BMW Concept Touring Coupé grelha
© BMW A cor escolhida para este protótipo também é especial e foi pensada para realçar a profundidade das linhas deste concept

Tal como este veículo em si, também a cor Sparkling Lario em que foi pintado é única. Nela foram embutidos flocos de vidro azul com nuances em castanho-acinzentado com o objetivo de tornar mais evidente uma impressão de profundidade.

O efeito é completado por pinceladas em bronze prateado e em um tom discreto dourado com o objetivo de salientar ainda mais o caráter desportivo e elegante deste concept.

Conjunto de bagagens a condizer

Por dentro respira-se qualidade e os designers procuraram realçar a zona da bagageira, nomeadamente com malas feitas de encomenda pela exclusiva fábrica de peles da Schedoni, de Modena.

O conjunto desenhado especificamente para o BMW Touring Coupé é composto por duas malas grandes e uma pequena, além de um elegante saco mais flexível e casual. Os tons e acabamentos são coordenados com os do veículo, que deverão atender a todas as necessidades de bagagem numa escapada a dois.

Tradição e modernidade

Nos lugares dianteiros temos a habitual orientação do painel para o condutor, notando-se um cuidado extra na escolha de materiais, esquema de cores e acabamentos.

BMW Concept Touring Coupé interior
© BMW

Destaca-se a escolha da marca italiana de estofos de couro Poltrona Frau, bem como o facto do interior surgir horizontalmente dividido em dois planos. Na seção superior, o castanho escuro ajuda à concentração durante a condução, enquanto na parte inferior, o castanho-areia, mais claro, acrescenta uma nota de conforto ao interior.

BMW Concept Touring Coupé bancos
© BMW

A singularidade deste habitáculo é realçada por tiras de couro trançado nos bancos, destacando a fusão do caráter artesanal com os mais modernos princípios de design.

Vai materializar-se?

Por enquanto o BMW Touring Coupé não passa de um protótipo, pensado e construído para brilhar nas margens do Como.

BMW Concept Touring Coupé traseira
© BMW O Concept Touring Coupé vai ser um dos protagonistas da BMW na edição deste ano do Concorso d´Eleganza Villa d´Este, em Itália

Por esta altura nada deixa antever que num futuro próximo possamos ver uma proposta semelhante no catálogo de modelos da BMW, pelo que é difícil que a marca de Munique o venha a produzir. Mas com diz o ditado, “nunca” é uma palavra muito forte para ser dita.

Sabe esta resposta?
Qual destes motores equipou a BMW M5 Touring (E61)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)