Notícias Hyundai está a desenvolver elétrico de 20 mil euros para a Europa. Será o novo i10?

Antevisão

Hyundai está a desenvolver elétrico de 20 mil euros para a Europa. Será o novo i10?

A Hyundai já prepara um pequeno modelo elétrico para a Europa, com objetivo de custar 20 mil euros. Poderá ser o sucessor do pequeno i10?

Hyundai i10 N Line
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Até 2030 a Hyundai lançará mais 11 modelos 100% elétricos na Europa e entre eles encontra-se um pequeno modelo elétrico que servirá de degrau de acesso à sua crescente família elétrica.

De momento não foi avançada uma data de quando esse novo modelo chegará, mas já sabemos uma coisa: o preço-alvo a atingir é de 20 mil euros.

“Todos sabem na indústria que o alvo para este tipo de veículo é de 20 mil euros”, disse Andreas-Christoph Hofmann, o diretor de marketing da Hyundai Motor Europe, durante a sua participação no Congresso da Automotive News Europe realizado em Praga, na Chéquia.

VEJAM TAMBÉM: N Vision 74. Parece um DeLorean mas é o novo protótipo híbrido a hidrogénio da Hyundai
Hyundai i10 N Line
Hyundai i10. É o único citadino da marca em comercialização na Europa. Poderá ser o seu sucessor elétrico? © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

É o mesmo valor avançado pelo Grupo Volkswagen para alguns dos modelos da sua nova geração de compactos elétricos que começarão a chegar ao mercado a partir de 2025, através das marcas Volkswagen, Skoda e CUPRA.

O Grupo Renault avançou com valores similares para o futuro Renault 5, que tomará o lugar do Zoe dentro de 2-3 anos.

É uma meta ambiciosa, com Hofmann a indicar que o baixo preço dos citadinos torna-os difíceis de vender com lucro, e mais ainda quando estes são eletrificados devido ao custo elevado da tecnologia.

Será o sucessor do i10?

Andreas-Christoph Hofmann ao referir-se como citadino ao futuro modelo, pode ser o primeiro sinal de que o sucessor do Hyundai i10, o único citadino da marca à venda na Europa, poderá ser o pequeno elétrico que a marca está a desenvolver.

O Hyundai i10 em comercialização está equipado apenas com motorizações a combustão, não havendo nenhuma opção eletrificada e não parece estar nos planos de haver uma na atual geração.

Elétricos já são história de sucesso na Hyundai

Atualmente a Hyundai conta na Europa com dois modelos elétricos, o Kauai EV e o IONIQ 5. As vendas da sua gama elétrica cresceram 8,2% no primeiro semestre do corrente ano, comparando com o período homólogo do ano passado — já representam uma quota de 16% do total de vendas da Hyundai na Europa.

Um valor que tem tudo para «engordar» com a ampliação da família elétrica da Hyundai. Recentemente a marca sul-coreana revelou o IONIQ 6, uma berlina elétrica (comercialização prevista acontecer no início de 2023), e para o ano devemos conhecer o IONIQ 7, um SUV de grandes dimensões.

Fonte: Automotive News