Notícias Polícia de Segurança Pública tem um carro novo. Os detalhes do Ford Mustang da PSP

Apresentação

Polícia de Segurança Pública tem um carro novo. Os detalhes do Ford Mustang da PSP

A frota de carros especiais da PSP voltou a crescer, depois do BMW i8 chega agora um Ford Mustang V8 de quinta geração.

Ford Mustang da PSP - frente
© Ruben Monteiro / Strob

O novo Ford Mustang da PSP promete ser um dos grandes destaques da Segurex, a feira de Segurança, Protecção, Defesa que se vai realizar de 10 a 12 de outubro, na FIL, Lisboa.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Strob, a empresa que procedeu à transformação deste Mustang num carro da polícia, escolheram este evento para apresentar ao público aquele que será a mais recente adição à «frota especial» desta força de segurança.

Bastaram uns pirilampos — o nome técnico é ponte de luzes —, uns autocolantes refletores, um sistema de comunicação e mais alguns detalhes para transformar este carro civil num verdadeiro carro da PSP.

Ford Mustang da PSP não foi comprado

Tal como aconteceu com o BMW i8, ou com o Nissan GT-R que a Razão Automóvel filmou, este novo Ford Mustang da PSP também não foi comprado. “Reverteu para o Estado ao abrigo de um processo legal”, adiantou à Razão Automóvel uma fonte da PSP.

Quanto à sua missão, mais do que servir para patrulhamento ou trabalho operacional, estes veículos têm outro propósito: chamar à atenção, em eventos especiais, para o trabalho diário destas forças de segurança.

Motor V8 ao serviço da PSP

O Ford Mustang da PSP pertence à quinta geração deste modelo norte-americano. Está equipado com um motor V8 a gasolina com 4,6 litros de capacidade.

A potência máxima debitada por este modelo é de 315 cv às 5750 rpm. A aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em 5,2s e a velocidade máxima é de 250 km/h. O consumo médio anunciado é de 13,8 l/100km.

Esta geração foi produzida entre 2005 e 2014 e nunca chegou a ser comercializada de forma oficial na Europa. Assim, com a adição deste Ford Mustang da PSP, a frota especial da polícia portuguesa passa a ser composta por três modelos: Audi R8, BMW i8 e Ford Mustang.

À data da publicação desta notícia, de acordo com a Strob, a PSP ainda não definiu em que zona do país é que este Ford Mustang vai estar ao serviço.

Como referimos acima, além do BMW i8 da PSP, a Razão Automóvel também teve oportunidade de testar outro «supercarro» das forças de segurança, o Nissan GT-R da Guarda Nacional Republicana.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Ford Mustang?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Mustang. Ícone americano já vendeu 10 milhões de unidades