Notícias O desportivo mais vendido dos últimos 10 anos. Ford Mustang festeja a dobrar

Mercado

O desportivo mais vendido dos últimos 10 anos. Ford Mustang festeja a dobrar

No dia em que festeja 59 anos de história, o Ford Mustang acaba de receber o título de desportivo mais vendido dos últimos 10 anos.

Ford Mustang sétima geração
© Ford

O Ford Mustang foi o desportivo mais vendido do mundo nos últimos 10 anos, somando assim mais um título a uma história de sucesso que já vai longa. Recorde-se que o modelo norte-americano está a comemorar o seu 59.º aniversário.

Aliás, foi precisamente neste dia — 17 de abril —, em 1964, que o Ford Mustang foi mostrado ao mundo, pelo que este anúncio não podia ser mais especial.

E os números, como quase sempre acontecem, não mentem. São 59 anos de história e mais de 10 milhões de unidades vendidas.

De acordo com a análise da Ford aos dados de registos da S&P Global Mobility (baseado nos registos de matrículas de veículos de passageiros em mais de 80 países), nenhum outro carro desportivo (carroçaria de duas portas do tipo coupé ou descapotável) vendeu tantas unidades no acumulado da última década quanto o Mustang.

Estamos orgulhosos de toda a família Mustang, do que ela representa para a Ford e, em especial, dos nossos apaixonados proprietários e fãs do Mustang.

Dave Bozeman, vice-presidente de veículos entusiasmantes da Ford Blue e da divisão de atendimento ao cliente da Ford

“É nosso compromisso servir a comunidade global do Mustang, de Atlanta a Adelaide e mais além, que deu ao Mustang a honra de ser o modelo desportivo mais vendido do mundo no conjunto de uma década”, acrescentou Dave Bozeman.

Ford Mustang
© Ford Para o 59.º aniversário, uma foto de família

Mercado europeu a crescer

De acordo com os dados da marca da oval azul, o mercado onde este modelo continua a ser mais popular são os Estados Unidos da América, o seu mercado doméstico.

As vendas do pony car por “terras do Tio Sam” representam 78% das vendas totais do modelo. Mas no último ano o Mustang também registou um crescimento importante am alguns mercados europeus: Alemanha (+17%), Suíça (+14,9%) e Grã-Bretanha (+14,4%).

A popularidade do Ford Mustang no Médio Oriente também tem conhecido uma importante evolução e em 2022 as vendas deste desportivo naquela região do globo registaram um aumento de 7,4%.

Ford Mustang GT em movimento vista traseira 3/4
© Ford A sétima geração do Ford Mustang vai chegar à Europa ainda este ano

Sétima geração está quase a chegar

Apresentada no final do ano passado, a sétima geração do Ford Mustang vai ser comercializada em mais de 100 mercados e vai chegar à Europa lá mais para o final de 2023.

E apesar das normas de emissões cada vez mais restritivas, vai trazer consigo o imponente e mais desejado motor 5.0 V8 Coyote.

Este oito cilindros naturalmente aspirado é o motor mais potente de sempre alguma vez instalado num Mustang, isto se excluirmos os Mustang assinados pela Shelby. No Mustang Dark Horse este V8 produz 507 cv (500 hp) de potência e 567 Nm de binário máximo.

Já no Mustang GT a potência desce para os 487 cv e o binário passa fixa-se nos 563 Nm. Números que ainda assim ficam acima dos oferecidos pelo anterior Mustang Mach 1, que nós conduzimos:

Quanto à transmissão, o V8 tanto pode ser associado a uma caixa automática de 10 velocidades como a uma caixa manual de seis relações.

Além do V8, o novo Mustang também vai chegar à Europa com um novo motor 2.3 EcoBoost (associado em exclusivo a uma caixa automática de 10 velocidades) com quatro cilindros. Este vai oferecer 319 cv e 475 Nm.