Notícias Ford Ranger recebe versão PHEV. Mas vão ter de esperar muito

Apresentação

Ford Ranger recebe versão PHEV. Mas vão ter de esperar muito

A Ford Ranger, a pick-up mais vendida da Europa, acaba de receber uma inédita versão híbrida plug-in. Mas só podem comprá-la em 2025.

A nova geração da Ford Ranger está repleta de novidades: depois do novo motor V6 biturbo a gasolina da versão Raptor, que já tivemos oportunidade de testar, a Ford acaba de anunciar uma inédita versão híbrida plug-in (PHEV), denominada Ford Ranger Plug-In Hybrid.

É certo que as primeiras entregas só vão acontecer no início de 2025, mas esta novidade é um argumento importante para ajudar a Ford Ranger a cimentar a sua posição de liderança na Europa, onde lidera a lista das pick-ups mais vendidas desde 2015.

Por estarmos a uma distância ainda significativa da chegada ao mercado, a Ford optou por não divulgar (para já) os detalhes técnicos desta Ranger Plug-In Hybrid, pelo que ainda não são conhecidos os dados finais de potência ou binário.

Porém, a marca da oval azul confirma que a Ford Ranger Plug-In Hybrid “irá proporcionar mais binário do que qualquer outra versão do modelo Ranger” — vai superar os 500 Nm da Ranger Raptor com motor 2.0 Diesel — e revela que o sistema motriz irá resultar da união de um motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros com um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio.

Mais de 45 km em modo 100% elétrico

A capacidade da bateria não foi divulgada, mas a Ford já confirmou que este sistema híbrido plug-in vai permitir que a Ranger Plug-In Hybrid — que terá tração integral — seja capaz de percorrer mais de 45 quilómetros em modo 100% elétrico, de acordo com o ciclo WLTP.

É certo que quando comparado com outras propostas híbridas plug-in da Ford, como por exemplo o Ford Kuga PHEV (capaz de percorrer 64 km em modo 100% elétrico), esta autonomia não chega para impressionar.

Porém, de acordo com a marca norte-americana, é suficiente para abrir “novas possibilidades para os proprietários de empresas num número crescente de cidades com zonas de baixas emissões”.

O Ford Ranger Plug-in Hybrid vai ajudar os clientes a avançar para um futuro eletrificado, com mais confiança e capacidade do que nunca, mantendo o Ranger na vanguarda da inovação e na liderança no segmento das pick-ups médias.

Hans Schep, Diretor Geral da Ford Pro Europa

Quanto à capacidade máxima de reboque, não ficou comprometida pela eletrificação: está fixada nos 3500 quilos, exatamente o mesmo que encontramos na restante gama Ranger.

Ford Ranger PHEV capacidade reboque
© Ford

Um gerador elétrico gigante

Outra particularidade desta versão PHEV da Ford Ranger é a funcionalidade Pro Power Onboard, que transforma esta pick-up numa espécie de gerador elétrico, que graças a tomadas elétricas integradas na caixa de carga e na cabina permite alimentar ferramentas elétricas e aparelhos de grande consumo num local de trabalho ou num acampamento remoto.

LEIAM TAMBÉM: Ainda mais radical. Hennessey deixa Ford Ranger Raptor com 507 cv

Esta funcionalidade será particularmente útil para aqueles utilizadores que tinham que transportar um gerador convencional na caixa de carga das suas pick-ups, uma vez que vai permitir deixá-lo em casa e assim libertar espaço de carga na traseira.

Quando chega?

O arranque da produção da primeira Ford Ranger Plug-In Hybrid está marcado para o final de 2024, sendo que as primeiras entregas a clientes só vão acontecer no início de 2025.

Naturalmente, ainda não há qualquer previsão de preços para o mercado nacional, algo que deverá ser anunciado daqui a apenas alguns meses, quando forem revelados todos os detalhes técnicos em torno desta pick-up híbrida plug-in, que passa diretamente a ser a variante mais versátil da gama Ranger.