Notícias SpaceNomad e Hippie Caviar Hotel. A Renault Trafic em modo caravana

Apresentação

SpaceNomad e Hippie Caviar Hotel. A Renault Trafic em modo caravana

A Renault Trafic SpaceNomad chega em 2022, enquanto a Hippie Caviar Hotel é um concept elétrico inspirado nos anos 1960. Ambas serão reveladas no Salão de Düsseldorf.

Renault Trafic SpaceNomad (1)

Descritas pela Renault como “essenciais” após um período de sucessivos lockdowns (confinamentos) devido à pandemia, as autocaravanas Trafic SpaceNomad e Trafic Hippie Caviar Hotel concept são as duas mais recentes adições a este tipo de veículos.

Ambas têm apresentação marcada para o Salão de Düsseldorf, mas só a Renault Trafic SpaceNomad está pronta para chegar ao mercado. Após um período de “experiência” em que foi disponibilizada na Suíça, a Renault prepara-se agora para a lançar em 2022 em mais cinco países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França e Alemanha.

Disponível em dois comprimentos (5080 mm ou 5480 mm), a Trafic SpaceNomad pode contar com quatro ou cinco lugares e apresenta-se com uma gama de motorizações Diesel cuja potência vai dos 110 cv aos 170 cv associadas a caixas manuais ou automáticas (nos motores de 150 e 170 cv).

A NÃO PERDER: Express Van e Kangoo Van. Testámos a “aposta dupla” da Renault nos comerciais
Renault Trafic SpaceNomad (1)

Uma “casa sobre rodas”

Como é óbvio, o principal ponto de interesse desta Trafic SpaceNomad é a sua capacidade para funcionar como uma “casa sobre rodas” e para isso não lhe faltam argumentos. Para começar, a tenda no tejadilho e o banco traseiro que se transforma numa cama permitem-lhe acomodar até quatro pessoas.

Além disto, a proposta gaulesa conta ainda com uma cozinha totalmente equipada, dispondo de um frigorífico com 49 litros de capacidade, um lava-loiça com água corrente e um fogão.

A completar a oferta da Trafic SpaceNomad encontramos ainda um duche montável no exterior, luzes interiores em LED, um aquecedor de 2000 W, um carregador de smartphone por indução e, claro está, um sistema de infoentretenimento de 8” compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Inspiração no passado, foco no futuro

Enquanto a Trafic SpaceNomad está pronta para o mercado, a Renault Trafic Hippie Caviar Hotel concept mostra como podem ser as autocaravanas do futuro.

Totalmente elétrico, este protótipo baseia-se na futura Trafic EV e foi buscar inspiração à icónica Renault Estafette, visando oferecer uma “experiência digna de um hotel de cinco estrelas”.

Por agora a Renault manteve o secretismo acerca da mecânica elétrica que equipa este protótipo, optando antes por se focar nas comodidades oferecidas pela Trafic Hippie Caviar Hotel.

Para começar temos um habitáculo que mais parece um lounge com uma cama extensível e acabamentos capazes de causar inveja a alguns quartos de hotel.

LEIAM TAMBÉM: Mobilidade sustentável chega a Castelo Rodrigo com a ajuda da Renault

Além disso, o protótipo faz-se acompanhar de um “contentor logístico” no qual estão não só uma casa de banho e duche como um posto de carregamento. Quanto à alimentação dos viajantes, a Renault projetou que esta fosse assegurada através de entregas de comida feitas com recurso a… drones.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault venceu o seu primeiro GP de Fórmula 1?