Notícias Rolls-Royce La Rose Noire Droptail. O automóvel novo mais caro de sempre?

Apresentação

Rolls-Royce La Rose Noire Droptail. O automóvel novo mais caro de sempre?

O Rolls-Royce La Rose Noire é o primeiro de quatro unidades do Droptail que a marca britânica vai construir para quatro clientes muito especiais.

Rolls-Royce-La-Rose-Noire-Droptail
© Rolls-Royce

A Rolls-Royce apresentou durante o Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), o La Rose Noire Droptail, que passa diretamente a ser um dos modelos mais especiais de sempre da marca britânica e, provavelmente, o automóvel novo mais caro de todos.

Trata-se do primeiro de quatro Droptail — todos eles descapotáveis com capota rígida — que quatro clientes especiais encomendaram à Rolls-Royce, através da divisão Coachbuild. Uma divisão cujo derradeiro objetivo é tornar reais os sonhos dos clientes mais especiais da construtora sediada em Goodwood, no Reino Unido.

Rolls-Royce La Rose Noire
© Rolls-Royce

Por isso mesmo, o Rolls-Royce La Rose Noire Droptail é único. Torsten Müller-Ötvös, diretor executivo da Rolls-Royce Motor Cars, descreve-o como sendo “uma história de amor”.

Sem revelar o nome do proprietário deste one off, Müller-Ötvös destacou que o La Rose Noire Droptail “é uma expressão da profunda e apaixonada relação entre marido e mulher, que são os chefes de uma importante família internacional”, concluindo que “fazer parte da sua história notável é um privilégio”.

A flor preferida da mãe da família

Tal como o nome sugere, este descapotável foi buscar inspiração à rosa Black Baccara, originária de França, e uma das mais desejadas pelo seu peculiar tom vermelho escuro que, dependendo da luz, pode assumir uma tonalidade quase negra.

É a flor preferida da mãe da família que encomendou tão especial modelo, tendo levado a Rolls-Royce a criar uma pintura específica para o La Rose Noire Droptail, a que chamou de “True Love” ou “Amor Verdadeiro”.

Como seria de esperar, a pintura é, só por si, uma obra de arte:

Os especialistas (…) desenvolveram um processo de pintura completamente novo, que foi aperfeiçoado durante 150 repetições cuidadosas. Uma camada de base, cuja cor é um segredo bem guardado, foi seguida por cinco camadas de verniz transparente, cada uma misturada com um tom ligeiramente diferente de vermelho.

Uma folha em branco

Ao contrário do que aconteceu com outros modelos one off da Rolls-Royce, tais como o Sweptail ou o Boat Tail, o La Rose Noire Droptail não tem por base a plataforma «Architecture of Luxury» usada no Cullinan, no Ghost ou no Phantom.

Rolls-Royce La Rose Noire
© Rolls-Royce

A Rolls-Royce optou, ao invés, por criar de raiz um novo chassis monocoque que mistura aço, alumínio e fibra de carbono que serviu de base a este ultra luxuoso descapotável com 5,3 m de comprimento e dois metros de largura.

Dois estilos distintos

Por se tratar de um Droptail, com capota rígida, o La Rose Noire pode assumir dois estilos totalmente distintos.

Com a capota montada apresenta-se como um coupé de visual dramático com um tejadilho que tem uma secção em vidro eletrocrómico. Este passa de transparente a opaco (e vice versa) ao toque de um botão.

Por outro lado, com a capota removida, este Droptail transforma-se num elegante descapotável que não deixa ninguém indiferente.

Rolls-Royce La Rose Noire traseira
© Rolls-Royce

Mais de 1600 peças de madeira

Se o exterior impressiona, o que dizer do habitáculo, que conta com um trabalho de marcenaria sem precedentes num automóvel.

A NÃO PERDER: Lista de espera para o Rolls-Royce Spectre já chega a 2025

Isto porque no interior deste Rolls-Royce encontramos 1603 pedaços de plátano negro oriundo de França, que foram cortados, lixados e aplicados à mão. Algumas destas peças de madeira — podemos vê-las por exemplo no tabliê — foram pintadas de vermelho de maneira a representarem as pétalas de rosa.

Contudo, o elemento mais extravagante do interior deste modelo é o relógio Royal Oak Concept Split-Seconds Chronograph GMT Large Date, encomendado à Audemars Piguet pelo proprietário deste Rolls-Royce. Além de estar exposto no tabliê, pode ser removido e usado no pulso.

Como se um relógio único não fosse suficiente, o dono deste Rolls-Royce encomendou ainda uma caixa de champanhe personalizada nas mesmas cores do carro, que pode ser aberta com o premir de um botão e que inclui, entre outras coisas, flutes em cristal soprado.

Rolls-Royce caixa de champanhe
© Rolls-Royce

Um velho conhecido

Ao contrário de quase tudo o resto, o motor deste one off não foi criado propositadamente para este projeto.

Trata-se do conhecido motor V12 biturbo de 6,75 l da marca britânica, que aqui entrega 600 cv de potência e 840 Nm de binário máximo.

E o preço?

Como é comum neste tipo de criações mais exclusivas, a Rolls-Royce não divulgou o preço do La Rose Noire Droptail.

Estima-se, contudo, que o Rolls-Royce Droptail seja mesmo o automóvel novo mais caro de sempre. O seu preço deverá superar até os (alegados) 25 milhões de euros do Rolls-Royce Boat Tail de 2021, do qual só há três unidades.