Notícias Maserati MCXtrema é o derradeiro MC20 para pista

Apresentação

Maserati MCXtrema é o derradeiro MC20 para pista

Com base no MC20, o Maserati MCXtrema é a opção para os mais exigentes. Só vão existir 62 unidades e só se podem usar em pista.

Maserati MCXtrema em destaque, ladeado por dois Gran Turismo
© Maserati

Se há coisa de que sempre tivemos uma elevada dose de certeza é que o mais recente dos superdesportivos da Maserati, o MC20, não foi criado para ser apenas um «menino bonito»: o MCXtrema acaba mesmo com todas as dúvidas.

Aquele que foi conhecido como “Project 24” durante o seu desenvolvimento, foi finalmente revelado durante a Monterey Car Week e, como a sua aparência sugere, destina-se apenas às pistas.

Apesar de derivar do MC20, não parece. A carroçaria foi alongada até aos 5,2 m de comprimento e alargada até aos dois metros de largura e foi preenchida com todo o tipo de apêndices aerodinâmicos.

Na frente está um splitter de dimensões generosas e lá atrás, a enorme asa traseira é ajustável. Toda a carroçaria foi construída com materiais leves e as janelas são em policarbonato. Sob o MCXtrema, o piso totalmente plano e é construído em fibra de carbono.

O monocoque é também em fibra de carbono e foi pensado apenas para uma pessoa, deixando-a numa posição bastante baixa.

Claro que a segurança do piloto esteve sempre no topo da lista desde o início do desenvolvimento do MCXtrema. Por isso, não falta uma bacquet com arnês de seis apoios e uma estrutura de segurança, tudo homologado pela FIA.

Há ainda um extintor, redes de proteção e um sistema de abertura para o tejadilho, garantindo um nível extra de segurança.

V6 Nettuno como trunfo

Uma da maiores jóias do Maserati MCXtrema é a versão especifica do motor Nettuno, o 3.0 V6 biturbo estreado pelo MC20. Livre dos constrangimentos de homologação, a Maserati extraiu mais 100 cv do Nettuno, totalizando 730 cv.

Enquanto a potência máxima é atingida às 7500 rpm, os 730 Nm de binário ficam disponíveis logo a partir das 3000 rpm. Tudo graças à presença de novos turbocompressores e de um sistema de escape específico.

A transmissão é às rodas traseiras e passa por uma caixa de velocidades sequencial de competição e um diferencial autoblocante mecânico.

Depois disso, há suspensões de competição com triângulos sobrepostos, travões com discos de carbono e um volante desportivo com os comandos da caixa sequencial integrados.

O peso (a seco) do Maserati MCXtrema ronda os 1300 kg, à volta de 170 kg a menos que o MC20.

Produção esgotada

Além de não poder ser utilizado em estradas públicas, a produção do Maserati MCXtrema estará limitada a apenas 62 unidades em todo o mundo.

Caso seja uma daquelas pessoas que até deu por si a imaginar que esta seria a solução perfeita para comparecer num futuro trackday, bem, lamentamos informar, mas toda a produção do MCXtrema já se encontra totalmente esgotada.

Sabe esta resposta?
Qual o monovolume que foi transformado em descapotável pela Sbarro no final dos anos 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sbarro Espera Espace Spider. A Renault Espace descapotável que poucos conhecem