Notícias Tesla meteu os «pés pelas mãos» na corrida contra o Porsche 911

Drag race

Tesla meteu os «pés pelas mãos» na corrida contra o Porsche 911

O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a drag race foi na distância de 1/4 de milha. As imagens de satélite contam outra história…

Drag race entre Tesla Cybertruck e Porsche 911
© Tesla

De acordo com a InsideEVs, citando um utilizador do Reddit, a drag race onde a Tesla Cybertruck venceu um Porsche 911 aparentemente não aconteceu da forma que a marca anunciou.

Após uma análise das imagens de satélite da Sacramento Raceway na Califórnia (EUA), local onde decorreu a corrida, este utilizador apercebeu-se de que a distância percorrida foi metade da anunciada pela marca.

Podem rever a corrida nesta ligação:

Havia necessidade?

A corrida foi renhida, apesar da Tesla Cybertruck rebocar um… Porsche 911. Mas o resultado podia ter sido diferente caso a distância fosse aquela que Elon Musk anunciou.

“Este é um Porsche de verdade, que comprámos num concessionário (…).“Ele pode rebocar um Porsche 911 por quatrocentos metros mais rápido do que o Porsche 911 sozinho.”

Elon Musk, durante o evento de apresentação da Cybertruck

A análise das imagens permite perceber que afinal a distância foi metade: uns escassos 200 metros. No entanto, isto não invalida que o feito deixe de ser impressionante. Simplesmente não é exatamente aquilo que a marca anunciou.

tesla cybertruck corrida porsche 911

Qual Porsche 911 contra a Tesla Cybertruck?

A aceleração em linha reta será sempre uma comparação onde os carros com motor a combustão tendem a perder para com os modelos 100% elétricos. Sejam eles desportivos ou… uma pick-up.

Na sua versão mais potente, a Tesla Cybertruck anuncia 11 segundos para cumprir 1/4 de milha (400 metros) — isto apesar das suas três toneladas de peso. O Porsche 911 Carrera — na versão mais básica — demora 12,2 segundos quando equipado com uma caixa manual. A versão com caixa automática demora menos 0,5 segundos neste mesmo exercício.

Dito isto, e analisando as imagens, o mais provável é ter sido usada uma versão base do Porsche 911 com caixa manual. Portanto, somando o peso do reboque e do veículo rebocado, presumivelmente o resultado seria diferente.

No final do dia, não há dúvidas: a Tesla Cybertruck é rápida, muito rápida. Por isso, deliberadamente ou não, não havia necessidade de «esticar» a verdade «encurtando» a pista.

Fonte: InsideEVs