Notícias A «mãe» das drag races. Rimac Nevera e McMurtry Spéirling desafiam Fórmula 1

Vídeos

A «mãe» das drag races. Rimac Nevera e McMurtry Spéirling desafiam Fórmula 1

Em pista, ninguém consegue desafiar um monolugar de Fórmula 1. Mas será que em linha reta, numa drag race, um F1 também é rei e senhor?

Drag Race Fórmula 1 Rimac Nevera McMurtry Spéirling
© Carwow

Em circuito, podemos afirmar, com segurança, que nenhum modelo consegue ser mais rápido do que um Fórmula 1. Mas em linha reta, numa drag race, a conversa é totalmente diferente, sobretudo quando os adversários são o McMurtry Spéirling e Rimac Nevera.

O primeiro apresentou-se ao mundo no ano passando e «derreteu» o recorde da rampa de Goodwood. Este elétrico tem 1000 cv de potência de pico e uma… ventoinha traseira (ajuda a gerar 2000 kg de força descendente), consegue ir dos 0 aos 100 km/h em cerca de 1,5s.

Já o segundo, o Rimac Nevera, bateu recentemente 23 recordes de velocidade num só dia. Isto depois de, no final do ano passado, se ter tornado o elétrico mais rápido do mundo, alcançando os 412 km/h na pista oval do complexo de testes de Papenburg, na Alemanha.

Importa recordar que o Rimac Nevera é movido por quatro motores elétricos, um por cada roda, que produzem 1914 cv de potência máxima combinada e 2360 Nm de binário máximo.

Quanto ao Fórmula 1, trata-se de um Red Bull RB8, o monolugar que deu o título mundial de pilotos a Sebastian Vettel, em 2012, e o título de construtores à Red Bull Racing. Conta com um motor V8 de 2,4 l, naturalmente aspirado, que entrega 750 cv de potência às 18 000 rpm.

Red Bull Racing RB8 Fórmula 1-2
© Carwow O RB8 foi conduzido pelo neozelandês Liam Lawson, piloto de testes da Red Bull Racing

No papel, as probabilidades parecem estar a favor do Fórmula 1, mas será que na prática a resposta é assim tão simples?

Para tirar as teimas e descobrir qual o mais rápido dos três, os britânicos do Carwow colocaram-nos lado a lado, numa drag race épica que não desiludiu.

Não vos queremos estragar a surpresa e por isso o melhor mesmo é verem o vídeo:

Fonte: Carwow