Notícias «Mini-batmobile» elétrico bate recorde do Rimac Nevera no quarto de milha

Recordes

«Mini-batmobile» elétrico bate recorde do Rimac Nevera no quarto de milha

McMurtry Spéirling é um hipercarro elétrico como nenhum outro e acaba de bater um par de recordes que eram detidos pelo Rimac Nevera.

mcmurtry speirling a arrancar

Não é a primeira vez que falamos sobre o McMurtry Spéirling e a sua «sede» por recordes. No último Goodwood Festival of Speed, em junho de 2022, este intrigante hipercarro elétrico bateu o recorde da rampa de Goodwood, destronando o Volkswagen ID.R, com um tempo de apenas 39,04s.

Agora volta a mostrar as suas credenciais ao «destruir» o recorde do clássico quarto de milha (402 m).

O recorde, que era detido pelo todo-poderoso Rimac Nevera, com uns fantásticos 8,58s, foi «estilhaçado» pelo McMurtry Spéirling que, incrivelmente, baixou da marca dos oito segundos neste registo — ao fim de várias tentativas e com piso seco —, fixando um tempo de 7,97s!

LEIAM TAMBÉM: Oficial. O Rimac Nevera é o elétrico mais rápido do mundo

Facto curioso? Este exemplar, que é o mesmo que conseguiu o recorde na rampa de Goodwood, está limitado às 150 mph de velocidade máxima (241 km/h). Ou seja… há espaço para melhorar este registo.

E não se ficou pelo recorde do quarto de milha; este «mini-batmobile» diabólico foi das 0 às 60 mph (96 km/h) nuns difíceis de acreditar 1,4s — o Nevera anuncia 1,85s para o mesmo registo! Isto num veículo homologado para circular na via pública.

O McMurtry Spéirling

Ao volante do McMurtry Spéirling estava um Mat Watson «em choque», do canal de YouTube da Carwow, que além destes recordes nos dá a conhecer, juntamente com Kevin Ukoko-Rongione, o engenheiro-chefe, e Max Chilton, o piloto de testes, esta máquina insana.

View this post on Instagram

A post shared by McMurtry Automotive (@mcmurtryautomotive)

O Nevera tem quase duas vezes mais potência que o Spéirling, ao declarar 1407 kW ou 1914 cv de potência extraídos de quatro motores elétricos (um por roda) contra 746 kW ou 1014 cv extraídos de dois motores (montados atrás, ou seja, só tem o eixo traseiro motriz).

Contudo o McMurtry Spéirling é muito leve, com o seu construtor a declarar aproximadamente 1000 kg — um valor excecional para um elétrico —, bem menos de metade dos 2150 kg do hipercarro croata. Isto significa que a relação peso/potência é inferior a 1 kg/cv, melhor do que o Nevera, e melhor do que qualquer outro automóvel de estrada alguma vez feito, incluindo o Koenigsegg One:1.

mcmurtry spéirling na estrada À chuva
© Mcmurtry Automotive
Para esse resultado ajuda o facto de este monolugar ser construído em fibra de carbono e de também ser excecionalmente pequeno — com menos de 3,5 m de comprimento é mais curto que… um Fiat 500, e tem menos de 1,7 m de largura. Dimensões similares às de um monolugar de Fórmula 1 das décadas de 50-60.

A sua capacidade de aceleração surreal é potenciada pelo recurso a uma ventoinha traseira — inspirado pelo monolugar de Fórmula 1 Brabham BT46B “fan car” — que gira até 2300 rpm e é capaz de gerar 2000 kg de força descendente (downforce) desde os… 0 km/h. A 240 km/h esse valor sobe para os 2250 kg o que, em teoria, permitiria que «pilotássemos» o Spéirling de cabeça para baixo.

A capacidade de gerar downforce por esta ventoinha dá ao McMurtry Spéirling a capacidade de curvar muito depressa, capaz de acelerações laterais superiores a 3 g.

Apesar das dimensões diminutas, tem uma bateria de 60 kWh que, em condução normal, permitirá fazer mais de 480 km de autonomia (WLTP).

Em pista, com todos os sistemas do carro ligados para o máximo de performance — modo de qualificação —, a bateria poderá dar apenas para pouco mais de uma volta, mas essa volta deverá ser tão rápida ou mais do que da um Fórmula 1. Se baixarmos um pouco a exigência da máquina, para voltas ao ritmo de um GT4 de competição, poderá dar para uma sessão de 20 minutos em pista.

Mcmurtry Spéirling parado na rua em londres
A chapa de matrícula não é apenas para enfeitar. O Spéirling está homologado para andar na via pública. © Mcmurtry Automotive
O McMurtry Spéirling está homologado, por mais incrível que pareça, para circular em estrada e tem um preço a acompanhar o seu estatuto de hipercarro: dois milhões de libras, aproximadamente 2,292 milhões de euros.