Notícias A versão que faltava? Dacia Jogger também vai ser híbrido

Salão de Paris 2022

A versão que faltava? Dacia Jogger também vai ser híbrido

Com presença confirmada no Salão de Paris 2022, o Dacia Jogger será o primeiro modelo híbrido da marca romena.

Dacia Jogger vista dianteira 3/4

O Dacia Jogger já contava com motores a gasolina, a GPL e agora prepara-se para receber uma inédita variante híbrida.

Por enquanto os dados acerca do primeiro modelo híbrido da Dacia ainda são escassos, mas uma coisa é certa: será revelado no Salão de Paris de 2022 — um evento no qual a Razão Automóvel vai estar presente.

Sobre o seu primeiro híbrido, a Dacia limitou-se a revelar a designação que será atribuída a esta motorização — Hybrid 140 — e a sua potência: 140 cv.

A NÃO PERDER: Manifesto. O laboratório rolante da Dacia que só tem um farol

O que esperar do Jogger híbrido?

Apesar da Dacia manter o secretismo acerca da motorização do seu primeiro híbrido, o valor de potência divulgado leva-nos a crer que o Jogger híbrido poderá recorrer a uma de duas motorizações do Grupo Renault.

A primeira é o 1.3 TCe 140 associado a um sistema micro-hibrido de 12 V usado pelos Renault Captur e Arkana e cuja potência é igual à anunciada pela Dacia.

É verdade que se trata de um sistema mild-hybrid e não de um «híbrido completo», mas os menores custos associados a esta solução fazem dela uma «candidata ideal» ao primeiro Dacia hibridizado.

Dacia Jogger vista traseira 3/4

Já a outra opção, também ela com 140 cv, seria a mecânica híbrida usada pelos Clio, Captur e Arkana E-Tech. Um 1.6 l atmosférico associado a dois motores elétricos alimentados por uma bateria com 1,2 kWh de capacidade.

Neste caso o Jogger seria um «híbrido pleno», mas o seu preço seria, com certeza, mais elevado, mais não fosse pelo uso da complexa caixa automática de múltiplas velocidades, com tecnologia herdada da Fórmula 1.

Só no Salão de Paris é que vamos poder dissipar estas dúvidas. Contudo, uma coisa é certa: o primeiro Dacia Jogger híbrido começa a ser produzido no início de 2023 e as vendas arrancam na primavera.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a primeira geração do Dacia Duster?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro Dacia Duster quase que foi uma nova Renault 4L