Notícias Aston Martin DBX S. Teaser antecipa o “SUV de luxo mais potente do mundo”

Antevisão

Aston Martin DBX S. Teaser antecipa o “SUV de luxo mais potente do mundo”

Com a revelação marcada para 1 de fevereiro, o novo Aston Martin DBX S surgiu não só num novo teaser como em fotos-espia.

Aston Martin DBX teaser Ver vídeo

Aos poucos, a gama do Aston Martin DBX vai crescendo. Primeiro foi a versão equipada com um motor V8; depois a variante de seis cilindros somente para a China e agora a marca britânica prepara-se para revelar aquele que descreve como “o SUV de luxo mais potente do mundo”: o Aston Martin DBX S.

Já por várias vezes «apanhado» em fotos-espia, desta vez o SUV britânico não só não conseguiu fugir às curiosas objetivas dos fotógrafos como foi mesmo antecipado recentemente pela própria marca num teaser.

No curto vídeo partilhado pela Aston Martin podemos ver parte das jantes, alguns detalhes da carroçaria e até do interior do mais poderoso dos DBX.

A NÃO PERDER: Dois novos Aston Martin com motor V12 em 2022? Tudo indica que sim…
Aston Martin DBX S
Cada vez com menos camuflagem, os protótipos do Aston Martin DBX S já não «se esforçam» muito para esconder as novidades. © Razão Automóvel

Contudo, o que é talvez mais interessante no vídeo é mesmo a possibilidade de ouvirmos o motor do «Super-SUV» que a Aston Martin vai revelar a 1 de fevereiro, mas que ainda não deixa adivinhar que motor virá com ele, mas já lá iremos…

O que já sabemos

Para já a Aston Martin tem mantido algum secretismo acerca do DBX S (nem há certeza se será esta a sua designação). Se as alterações estéticas já estão mais do que confirmadas — as fotos-espia antecipam uma grelha maior, novos para-choques e saídas quádruplas de escape — há muito mais incertezas em relação à motorização que o vai equipar.

Há duas «teorias». Uma diz que o DBX S deverá usar uma versão mais potente do 4.0 V8 biturbo da AMG já usado pelo DBX que conhecemos (que nesse caso debita 550 cv e 700 Nm).

A outra, menos provável segundo algumas fontes, indica que o DBX S poderá usar o V12 biturbo 5.2 l com mais de 700 cv presente no DBS Superleggera.

Caso opte pelo V12, isso colocaria o DBX no «mesmo campeonato» dos Rolls-Royce Cullinan e Bentley Bentayga Speed, os dois únicos SUV de luxo equipados com motores de 12 cilindros, apesar do maior foco na performance por parte do DBX.

Aston MArtin DBX S fotos-espia
© Razão Automóvel

No entanto, os seus rivais de ocasião são mais modestos em potência. No caso do Cullinan, o seu V12 oferece-lhe 571 cv enquanto o Bentayga Speed, o SUV mais rápido do mundo, conta com um W12 que debita 635 cv.

Com a Aston Martin a sugerir que o DBX S será “o SUV de luxo mais potente do mundo”, talvez o único modelo capaz de «lhe fazer frente» seja o futuro BMW XM (versão de produção vai ser apresentada este ano) que promete extrair 750 cv e 1000 Nm de um motor V8 associado a um sistema híbrido plug-in.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Frazer-Tickford Metro desenvolvido em conjunto pela Aston Martin e a British Leyland?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Cygnet, a Aston Martin criou o luxuoso Frazer-Tickford Metro