Notícias Astara celebra melhor ano de sempre com lançamento de uma nova marca

Mercado

Astara celebra melhor ano de sempre com lançamento de uma nova marca

No ano em que celebra 25 anos de operação em Portugal, a Astara acaba de anunciar o lançamento de uma nova marca, a KGM.

Astara Roadshow
© ASTARA

A Astara, que este ano celebra 25 anos de presença em Portugal, teve em 2023 o seu melhor ano de sempre no nosso país. Entre veículos novos e usados, o volume de vendas da Astara no mercado português ascendeu a 13 152 unidades em 2023.

A Astara Portugal, que acaba de estrear novas instalações em Lisboa, não quer ficar por aqui e traçou uma meta ainda mais ambiciosa para 2024: ultrapassar a barreira das 17 000 unidades. Para isso vai continuar a alargar o seu portefólio, com a chegada de uma nova marca, a KGM.

Decorridos 25 anos sobre o arranque das operações, estamos certos de ter deixado já uma marca muito relevante na atividade de distribuição automóvel em Portugal.

Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal

“Queremos levar ainda mais longe o nosso profundo compromisso com a inovação, fruto do momento especialmente entusiasmante em todas as nossas marcas”, reforçou o gestor da operação portuguesa da Astara.

Francisco_Geraldes
Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal

Kia teve o melhor ano de sempre

A Kia, a marca com maior volume de vendas dentro do universo da Astara Portugal, ultrapassou pela primeira vez a barreira das 7000 unidades vendidas, número que fez de 2023 o melhor ano da marca sul-coreana no nosso país.

Esta performance valeu-lhe a entrada no Top 5 das marcas com mais vendas a clientes particulares, fruto do bom desempenho de modelos como o Stonic, o XCeed e o Sportage, que testámos recentemente:

Contudo, importa destacar também a gama 100% elétrica da marca, com o EV6 logo à cabeça e com o recém-chegado EV9, uma dupla que abre boas perspetivas para 2024, onde a Astara quer atingir a marca das 8000 unidades, um número que, a acontecer, será histórico para a Kia.

Um ano de mudança para a Mitsubishi

O ano de 2023 também foi marcante para a Mitsubishi, que reentrou em força no mercado europeu, com uma aposta nos segmentos B e B-SUV, com o Colt e o ASX, ambos fruto de um exercício de badge engineering.

A gama da marca japonesa na Europa vai ser enriquecida ainda este ano com a nova geração do Outlander PHEV, um dos modelos de maior sucesso na história da Mitsubishi no velho continente.

Também a FUSO teve um ano muito positivo em 2023, com 871 unidades vendidas, reforçando a sua posição sólida no segmento dos camiões ligeiros.

Já a Isuzu acabou o ano de 2023 com 1068 exemplares comercializados, muito por culpa do bom rendimento da pick-up D-MAX, que alcançou o melhor ano de sempre na Europa.

LEIAM TAMBÉM: Testámos a Isuzu D-Max. Pode uma pick-up ser “pau para toda a obra”?

Por fim, a Maxus, uma das marcas chinesas mais recentes a chegar ao mercado, destaca-se por oferecer uma gama completa de veículos elétricos para o segmento profissional.

Destaca-se ainda por ter a primeira pick-up 100% elétrica do mercado, a T90, que confirmou uma entrada positiva no mercado nacional, alcançando as 187 unidades vendidas.

Maxus T90 3/4 de frente sob um viaduto
© Maxus Maxus T90

Nova marca a caminho

A grande novidade da Astara Portugal para 2024 será o lançamento de uma nova marca no mercado português, a KGM, de origem sul-coreana. Recentemente, a Ssangyong foi renomeada KGM, e é sob essa nova designação que vai chegar ao mercado português, já no próximo mês de junho.

Presente atualmente em todos os continentes (em 2023 a KGM Global vendeu 112 400 veículos em todo o mundo), a KGM vai apresentar-se em Portugal com cinco modelos: Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Rexton (D-SUV), Musso (pick-up) e Torres, que é a mais recente novidade da marca.

KGM Torres
© KGM KGM Torres

O Torres vai-se posicionar entre os segmentos C-SUV e D-SUV (tem 4,70 m de comprimento) e estará disponível com duas motorizações: uma a combustão e outra 100% elétrica, designada EVX.

A primeira, é animada por um bloco a gasolina de quatro cilindros, com 1,5 l de capacidade, que entrega 163 cv de potência e 280 Nm de binário máximo. A segunda, EVX, recorre a um motor elétrico com 150 kW (204 cv), alimentado por uma bateria com 73,4 kWh de capacidade, para uma autonomia de até 500 km.

No ano de lançamento em Portugal, a expectativa da Astara para a KGM é vender aproximadamente 800 unidades.