Notícias VW Polo 1.9 TDI. Diesel mais Nitro é igual a mais de 500 cv

Arranque a Frio

VW Polo 1.9 TDI. Diesel mais Nitro é igual a mais de 500 cv

Este Volkswagen Polo 1.9 TDI há muito que deixou de ser um utilitário económico. Agora é um monstro de potência e força… com uma ajuda de nitro.

Volkswagen Polo 1.9 TDI no banco de potência
© CCD Video

Darth Vader é a alcunha deste Volkswagen Polo 1.9 TDI e não se fica pelo tom negro; tem o hardware para fazer jus ao lado negro da Força.

O económico 1.9 TDI recebeu uma nova árvore de cames, um turbo e injetores maiores, nova admissão e escape, um novo intercooler, entre outras modificações. A dieta também mudou um pouco, com um suplemento de nitro ao gasóleo que consome.

O resultado disto tudo foi comprovado em banco de potência:

Não deixa de surpreender, mesmo sem o suplemento de nitro, os números debitados por este 1.9 TDI: 366 cv e 587 Nm. Muito mais — mais do triplo —, do que debitaria originalmente.

Com a adição do nitro aos procedimentos, ao fim de algumas tentativas, os números dão um «salto»: 513 cv e 865 Nm (!).

Chegar aos 500 cv era precisamente o objetivo do dono deste Polo 1.9 TDI, residente na Nova Zelândia. O próximo passo é agora levar o Darth Vader para a pista… Claro que para uma drag strip.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Volkswagen Polo G40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas