Notícias Início da semana traz aumento no preço dos combustíveis

Combustíveis

Início da semana traz aumento no preço dos combustíveis

As previsões da semana passada confirmaram-se e já foi registado um aumento no preço dos combustíveis, tanto no gasóleo como na gasolina.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Na constante oscilação do preço dos combustíveis, o início desta semana, 12 de junho, foi feito com sinais vermelhos, tanto na gasolina como no gasóleo.

Assim, quem esperou por hoje para ir abastecer, já encontrou o gasóleo mais caro em dois cêntimos por litro e a gasolina em 1,8 cêntimos.

Ou seja, o preço médio dos combustíveis está agora em 1,478 €/l, no caso do gasóleo simples e em 1,699 €/l, no caso da gasolina simples 95.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Como é habitual, os valores usados como base de cálculo são os fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes indicam o preço médio dos combustíveis, incluindo já os descontos oferecidos pelas gasolineiras. Neste caso, os valores considerados são os da passada sexta-feira, dia 9 de junho.

No entanto, estes não deverão ser os valores que vai encontrar dos postos de abastecimento, uma vez que são meramente indicativos. Além de cada revendedor ter a liberdade de estabelecer o seu próprio preço, os valores também podem diferir consoante a marca ou a área.

Variações nas principais gasolineiras

Olhando para os preços nas principais gasolineiras, verificamos que a Galp aumentou a gasolina em 2,1 cêntimos por litro, o gasóleo em 2,9 cêntimos e o GPL em 1,5 cêntimos.

Na Repsol, o aumento foi de 2,3 cêntimos por litro para a gasolina e de 2,1 cêntimos para o gasóleo. Já na BP, tanto a gasolina 95 como o gasóleo aumentaram 2,5 cêntimos por litro, mas o aumento da gasolina 98 octanas foi de 3,5 cêntimos.

O preço dos combustíveis é também influenciado pelas medidas de redução fiscal do governo. Estas foram atualizadas na semana passada e traduzem-se em menos 28 cêntimos por cada litro de gasóleo e 30 cêntimos para cada litro de gasolina.

Fonte: Mais Gasolina, DGEG