Notícias Último Boeing 747 entregue e despede-se com «desenho» gigante no céu

Arranque a Frio

Último Boeing 747 entregue e despede-se com «desenho» gigante no céu

Esta foi a justa e bela homenagem da tripulação do último Boeing 747 produzido, o Jumbo Jet, a um dos aviões mais icónicos de sempre.

O último Boeing 747 com as cores da Atlas Airlines
© Boeing

O primeiro voo aconteceu em 1969, mas só a 7 de dezembro de 2022 foi construído o último Boeing 747, num total de 1574 exemplares.

O último “Jumbo Jet” é um 747-8F — avião de carga —, tendo sido entregue à Atlas Airlines no final de janeiro deste ano.

leiam também A próxima aposta da Stellantis? Produzir aeronaves elétricas

O momento da entrega deste 747 nas instalações gigantes da Boeing em Everett, Washington, foi muito especial e contou com a presença de milhares de funcionários da Boeing, de membros da equipa que o concebeu nos anos 60 e nem o ator e piloto John Travolta faltou — também ele pilotou um 747-400.

Antes de o levar para o hub da Atlas Airlines em Cinccinati (Ohio), a tripulação do último Boeing 747 homenageou o icónico avião «desenhando» no céu o número “747” encimado por uma coroa, em alusão à alcunha de “Rainha dos Céus” usada na sua terra-natal.

Trajeto de voo que mostra o número 747 desenhado com coroa por cima
© Flightradar24

Uma proeza incrível e gigante, à altura do estatuto do Boeing 747. O trajeto de voo foi registado pelo Flightradar24 e mostra que o «desenho» ocupa uma área considerável do estado de Washington, tendo demorado duas horas e meia de voo a completá-lo.

Um momento simbólico para marcar o fim de produção — mas não de «vida» — de um dos aviões mais icónicos de sempre.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Como se chama o primeiro avião elétrico da Rolls-Royce?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O avião elétrico mais rápido do mundo tem cortiça portuguesa. Porquê?