Notícias A dieta mais rápida do mundo. Quantos quilos perde um piloto de Fórmula 1 numa corrida?

Arranque a Frio

A dieta mais rápida do mundo. Quantos quilos perde um piloto de Fórmula 1 numa corrida?

A combinação de altas temperaturas e as exigências físicas de pilotar um monolugar de Fórmula 1, fazem com que os pilotos percam peso… muito depressa.

Max verstappen f1 red bull
© Red Bull Content Pool

Os pilotos de Fórmula 1 são atletas de elite. Têm de o ser para poder suportar as exigências físicas de uma corrida.

Sim, uma corrida pode durar «apenas» 90 minutos, mas nesse período de tempo o corpo do piloto de Fórmula 1 vai ser levado ao limite, tendo de lutar contra forças G elevadas frequentes — em curva e travagem — e altas temperaturas.

Como os pilotos têm de ser pesados antes e depois de uma corrida, uma das consequências mensuráveis desse esforço é a perda de quilos do piloto após uma corrida.

Assim, após uma corrida, um piloto pode perder entre dois e três quilos em líquidos (na forma de suor), e nalgumas corridas em climas mais quentes e húmidos esse valor pode chegar aos quatro quilos.

A quantidade de peso perdida pelo piloto também é informação crucial para a equipa médica e de preparadores físicos do piloto, pois vai ajudar a definir o treino do piloto nas semanas seguintes.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.