Notícias Há um camião Mercedes abandonado no fundo de um lago na Alemanha

Curiosidades

Há um camião Mercedes abandonado no fundo de um lago na Alemanha

Podia ser uma imagem gerada através de IA mas é bem real. Este camião da Mercedes existe e está no fundo de um lago na Alemanha.

Sinais dos novos tempos. Agora, sempre que chegam imagens fora do comum à nossa redação, temos de verificar se são reais ou geradas por inteligência artificial.

Como vimos nesta suposta coleção de supercarros abandonados, as ferramentas de edição de imagem estão cada vez mais poderosas. Seja como for, há coisas que não mudam, e uma delas é a nossa atração por locais e objetos abandonados.

Felizmente, este camião Mercedes-Benz abandonado no fundo de um lago existe mesmo e a sua história é fascinante.

Uma atração turistica

Este camião Mercedes-Benz Atego, abandonado no fundo de um lago, encontra-se na Alemanha, mais precisamente na cidade de Hemmoor. E porquê aqui?

Esta cidade acolheu durante muitos anos uma das maiores fábricas de cimento do mundo, a Portland Cementfabrik Hemmoor. A fábrica foi construída nesta localidade porque a região é rica em giz, um dos minérios necessários à produção de cimento.

cratera lago
Após várias décadas a laborar, fechou em 1983, e deixou para trás várias crateras no solo derivadas da exploração de minério.

Seis anos após o encerramento da fábrica, a água começou a tomar conta da cratera, formando um lago de 33 hectares, 60 metros de profundidade e que recebeu o nome de “Kreidesee” — “Lago de Giz” em português.

Desde então, este local tem sido um ponto de atração para mergulhadores, atraídos pela fauna e flora aquática que se desenvolveu.

Cereja no topo do bolo? Muitas das máquinas e estruturas que sobraram da fábrica, foram deixadas no local.

Camião abandonado de propósito

O interesse manifestado pelos praticantes de mergulho neste local foi tão elevado que foi criada uma empresa de mergulho para explorar o “Lago de Giz”.

Para tornar a experiência ainda mais intensa, foram mergulhados no lago mais alguns objetos e máquinas, entre os quais, o famoso camião Mercedes-Benz . Este tornou-se um dos principais pontos de interesse no lago:

Em 2018 este camião abandonado foi retirado, devido a questões de segurança — havia mergulhadores que queriam entrar no seu habitáculo — mas a empresa teve de devolvê-lo ao fundo do lago após dezenas de pedidos.

As portas foram seladas e desde então este camião permanece naquela que será a sua última morada: um lago de giz.

Além deste camião, é ainda possível ver um avião no fundo deste lago, entre várias outras estruturas que fazem deste lago um ponto turístico no mínimo diferente.

A título de curiosidade, recordamos que indústria cimenteira é a maior fonte mundial de emissões de C02, sendo, sozinha, responsável por 8% das emissões globais, mais do que todos os automóveis do mundo em conjunto.

Relacionado Os 15 maiores navios do mundo emitem mais NOx do que todos os automóveis do planeta