Notícias Decorem isto: SCV 1. O significado da matrícula do papamóvel

Jornada Mundial da Juventude 2023

Decorem isto: SCV 1. O significado da matrícula do papamóvel

Desde 1981 que todos os papamóvel têm a mesma matrícula: SCV 1. Na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa não será diferente.

Papamovel a sair do Hercules C-130H da Força Aérea Portuguesa
© Força Aérea Portuguesa

O Mercedes-Benz Classe G, também conhecido por papamóvel, que o Papa Francisco vai utilizar nas deslocações durante a Jornada Mundial da Juventude já está em Portugal.

O transporte foi feito pela Força Aérea Portuguesa, num avião C-130H da Esquadra 501 – “Bisontes”. Numa missão cujo objetivo primordial foi assegurar a chegada em segurança do veículo que o Papa vai utilizar nas suas principais deslocações.

Um veículo especial até na matrícula

O nome papamóvel foi usado pela primeira vez na década de 80, em referência ao Mercedes-Benz Classe G que o Papa João Paulo II utilizava regularmente nas celebrações na Praça de São Pedro.

Até esta altura, as viaturas utilizadas pelo bispo de Roma não se distinguiam exteriormente dos modelos de série, apesar do reforço nos equipamentos de conforto.

Tudo mudou em 1981, com o atentado ao Papa João Paulo II. Desde então, todos os papamóveis passaram a ser blindados e a terem medidas adicionais de proteção. O papamóvel deixou de ser um veículo convencional e passou a ser um veículo de alta segurança.

Há vários papamóvel, de diversas marcas. Este, o Mercedes-Benz Classe G, é capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas seis segundos. As medidas relativas à blindagem são confidenciais.

Uma das medidas de segurança mais visíveis diz respeito à matrícula, que desde esse atentado adoptou um nome de código: SCV 1.

O significado das três letras é “Stato della Città del Vaticano” (em português, Estado da Cidade do Vaticano), com o algarismo “1” a representar a posição do Papa na hierarquia da Igreja Católica.

Apenas como curiosidade, importa referir que em 1991, o Papa João Paulo II utilizou um papamóvel de fabrico português, na sua visita a Portugal: um UMM Alter modificado de propósito para o efeito. Esta unidade ainda hoje se encontra no Funchal.