Notícias Exportações de elétricos na China aceleram e a «culpa» é da Europa

Mercado

Exportações de elétricos na China aceleram e a «culpa» é da Europa

As exportações de automóveis elétricos produzidos na China atingiram um recorde em novembro, mais que duplicando o valor do ano anterior.

Aiways U5
Enes Kucevic

À medida que o parque automóvel na Europa se eletrifica, o «peso» dos automóveis elétricos produzidos na China continua a aumentar dentro do mercado europeu.

Segundo avança a Bloomberg, a indústria automóvel chinesa alcançou um recorde de exportações de automóveis elétricos em novembro passado, mais do que duplicando os valores registados no mês homólogo de 2021.

Os números revelados pelas autoridades chinesas não deixam margem para dúvidas. No total, as exportações de automóveis elétricos produzidos na China em novembro corresponderam a 3,2 mil milhões de dólares (cerca de três mil milhões de euros), mais 165% que no mês homólogo de 2021.

A NÃO PERDER: O preço das baterias dos automóveis elétricos subiu pela primeira vez em 2022
Dacia Spring
Apesar de ser um modelo de uma marca europeia, o Dacia Spring é produzido na China e depois exportado para a Europa.

De acordo com as autoridades chinesas as exportações de automóveis elétricos já há dois meses que correspondem a mais de metade do total de exportações de automóveis daquele país.

Europa, o «motor» deste recorde

Na base deste recorde está a grande procura dos mercados europeus por automóveis elétricos. Por exemplo, países como a Bélgica e o Reino Unido foram dos maiores importadores, assimilando cerca de 70% dos automóveis elétricos importados da China.

O «peso» dos automóveis elétricos no mercado europeu apenas vem confirmar as previsões de um estudo recente da PwC. Neste a empresa de consultoria PwC dizia que em 2025 serão vendidos na Europa à volta de 800 mil automóveis produzidos na China.

Marcas europeias, produção chinesa

Apesar do crescimento das marcas chinesas no mercado europeu, muitos destes modelos elétricos produzidos na China e exportados para a Europa são de fabricantes europeus ou norte-americanos.

Por exemplo, em dezembro a Tesla exportou da China 37 mil automóveis e os grupos BMW e Volkswagen planeiam reforçar a sua produção na China para fazer face à reduzida capacidade de produção na Europa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China