Notícias O New Beetle teve um spoiler retrátil “à la” 911… O quê?!

Arranque a Frio

O New Beetle teve um spoiler retrátil “à la” 911… O quê?!

Spoilers retráteis rapidamente os associamos ao eterno 911, mas sabiam que o Volkswagen New Beetle também teve um? Pois, nós também não.

Volkswagen New Beetle

É uma das imagens de marca do Porsche 911: os spoilers retráteis dos vários Carrera, que os acompanham há décadas, podemos encontrá-los não só noutros Porsche como também noutras máquinas — mas num Carocha?  Bem… altura de efetuar uma pequena investigação.

Acabámos por saber que fez parte do Volkswagen New Beetle (1997-2010) quando associado à motorização 1.8T — 1.8 Turbo de 150 cv —, elevando-se automaticamente a partir dos 150 km/h. Versões posteriores do New Beetle elevavam-no bem mais cedo, a partir dos 77 km/h, podendo também ser acionado manualmente através de um botão.

Como identificá-los? Fácil. Ao contrário dos 911, que tem o spoiler abaixo do óculo traseiro, no New Beetle situava-se no seu topo, parecendo uma extensão deste.

Volkswagen New Beetle
Ali está ele, recolhido, no topo do óculo traseiro.

A sua função é idêntica à dos outros spoilers retráteis que conhecemos. A forma de carocha (derivada da de gota de água) do… Carocha cria naturalmente bastante sustentação positiva (lift) no eixo traseiro a velocidades elevadas. O spoiler traseiro ao alterar o fluxo de ar, atenua a sustentação positiva, contribuindo para a estabilidade do veículo a velocidades elevadas.

Hat tip ao nosso Raul Mártires.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen ID.3. Até 550 km de autonomia, três packs de baterias e já o podes pré-reservar

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O novo Volkswagen Golf chega em 2020. Será a geração número…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O interior do novo Volkswagen Golf quase não tem botões