Notícias O mais importante do novo Audi A7 resumido em 5 pontos

Apresentação

O mais importante do novo Audi A7 resumido em 5 pontos

Design, tecnologia, motores e a questão das denominações. Tudo −ou quase tudo... − sobre o novo Audi A7 2018 (2ªgeração).

NOVO Audi A7 2018 Portugal

A Audi continua a sua vaga de apresentações. Uma semanas após termos conduzido o novo A8, ficámos ontem a conhecer o novo Audi A7 − a segunda geração de um modelo lançado pela primeira vez em 2010.

Um modelo que nesta geração repete de forma consistente, muitas das soluções e tecnologias estreadas no novo A8. A nível estético o cenário é idêntico. As novidades são muitas, mas decidimos resumir tudo em cinco pontos essenciais. Vamos a isso?

1. Mais perto que nunca do Audi A8

NOVO Audi A7 2018 Portugal

Desde o seu lançamento, em 2010, que o Audi A7 sempre foi visto como um A6 de aspeto mais desportivo − gostamos de ver a Audi a arriscar novamente. Nesta geração, a Audi decidiu nivelá-lo por cima, e aplicou no A7 muitos dos ingredientes que encontramos no A8.

A NÃO PERDER: Audi RS4 (B5) ou RS3 (8VA)? Este vídeo vai deixar-te ainda mais indeciso

O resultado está à vista. Um sedan de aspeto mais robusto e tecnológico, com “ares” de Porsche na traseira. Já a silhueta mantém a identidade da geração anterior, num sub-segmento que foi estreado pelo Mercedes-Benz CLS e que mais tarde recebeu a companhia do BMW Série 6 Gran Coupé.

Na frente, o destaque vai para o sistema HD Matrix LED, que combina faróis laser com LED. Tecnológico? Muito (e caro também…).

2. Tecnologia e mais tecnologia

NOVO Audi A7 2018 Portugal

Mais uma vez… Audi A8 por todos os lados! O sistema Audi virtual cockpit estendeu-se por todo o tablier e agora surge em ecrãs de generosas dimensões na consola central, fazendo evoluir o sistema Audi MMI (Multi Media Inteface) para um novo patamar.

A título de exemplo, o sistema de climatização é agora controlado através de um destes ecrãs − que à semelhança dos smartphones, vibra ao toque para dar a sensação de botão físico.

3. Rumo à condução autónoma nível 4

NOVO Audi A7 2018 Portugal

 

Cinco câmaras de vídeo, cinco sensores radar, 12 sensores ultra-sónicos e ainda um sensor laser. Não estamos a falar de um míssil intercontinental, estamos a falar dos sistemas de recolha de informação para o Audi AI remote parking pilot, Audi AI remote garage pilot e sistema condução semi-autónoma de nível 3.

Graças a estes sistemas será possível estacionar o Audi A7 com recurso a um smartphone, entre outras funcionalidades.

4. Sistema de 48V novamente

NOVO Audi A7 2018 Portugal

Estreado no Audi SQ7, o sistema de 48V volta a marcar presença num modelo da marca. É este sistema elétrico paralelo que está responsável pela alimentação de toda a tecnologia presente no A7. Motores do eixo traseiro direcional, suspensões, sistemas de ajuda à condução, etc.

Podes saber mais sobre este sistema aqui e aqui.

5. Motorizações disponíveis

NOVO Audi A7 2018 Portugal

Para já apenas foi anunciada uma versão, a 55 TFSI. Não fazem ideia o que significa o “55”? Pois. Nós também ainda não nos habituámos às novas denominações da Audi. Mas vejam este artigo que explica como interpretar esta “salada alemã” de números.

Na prática, trata-se do motor 3.0 V6 TFSI de 340cv e 500 Nm de binário. Este motor, associado a uma caixa S-Tronic de sete velocidades, anuncia um consumo de 6,8 litros/100 km (ciclo NEDC). Nas próximas semanas será conhecida a restante família de motores que equipará o novo Audi A7.