Notícias O Pu+Ra HPE não é o primeiro Lancia a usar as letras HPE

Arranque a Frio

O Pu+Ra HPE não é o primeiro Lancia a usar as letras HPE

A revelação do concept Pu+Ra HPE leva-nos a revisitar o primeiro Lancia a fazer uso desta designação: o Beta HPE. E, afinal, o que significam estas três letras?

Lancia Pu+Ra HPE frente 3/4
© Razão Automóvel

É palpável o entusiasmo à volta da Lancia após a revelação do Pu+Ra HPE, um manifesto tridimensional sobre o que esperar da marca, que a Razão Automóvel pode ver ao vivo, num exclusivo nacional.

O design arrojado do concept impressiona, mas não faltam referências a Lancias emblemáticos, como o Stratos.

Mas a designação HPE, assim como as «persianas» que marcam o óculo traseiro são uma referência direta ao Beta HPE, um dos mais interessantes membros da extensa família Beta.

Lançado em 1975, era uma shooting brake de três portas que combinava o estilo desportivo do Beta coupé (herdando a frente e portas), com a versatilidade de uma carrinha e a distância entre eixos mais longa do Beta berlina (quatro portas).

O acrónimo HPE era uma referência a isso mesmo: High Performance Estate (carrinha de alta performance). Curiosamente, mudaria de significado em 1981 após uma atualização, para Beta H.P. Executive.

Depois do Beta as letras HPE regressariam em 1995, com a carroçaria de três portas da segunda geração do Lancia Delta. E seria vista outra vez em 2006, no protótipo Delta HPE, que antecipava a terceira geração, aqui com cinco portas.

leiam também Todos os planos da Lancia para os próximos 10 anos

O Pu+Ra HPE dá um significado novo ao acrónimo: High Performance Electric. Será que a designação chegará a um modelo de produção?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quais destes Lancia foram equipados com um motor Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari