Notícias Este Ferrari 412P poderá tornar-se no carro mais caro de 2023

Leilões

Este Ferrari 412P poderá tornar-se no carro mais caro de 2023

É apenas um dos dois Ferrari 412P vendidos a clientes privados mas, provavelmente, o que está mais próximo da sua configuração original.

Ferrari 412P Berlinetta em estrada
© Bonhams

O leilão organizado pela Bonhams é um dos pontos altos do The Quail – A Motorsports Gathering, com um dos destaques a ser um Ferrari 412P Berlinetta de 1967.

A leiloeira diz que este é o Ferrari de competição mais importante a ser disponibilizado para venda nos últimos cinco anos.

Todo o seu histórico está documentado, incluindo as provas em que participou e o restauro a que foi submetido.

Por todas estas razões, o valor de venda estimado ascende ao incrível número de 40 milhões de dólares que se converte em cerca de 36,2 milhões de euros. O que fará dele o carro mais caro de 2023 e um dos mais caros de sempre.

Em 2022 foi assim: Durante uma semana Monterey foi a capital mundial da celebração do automóvel

Ferrari 412P, chassis 0854

A história deste Ferrari 412P Berlinetta com o chassis 0854 começa em 1967, quando foi entregue novo numa agência da Ferrari do Reino Unido, a Maranello Concessionaires Ltd.

Motor do Ferrari 412P Berlinetta
© Bonhams V12, 3989 cm3, DOHC 24 válv. 6 carburadores Weber 40DCN/15, 420 cv às 8000 rpm

A aquisição foi efetuada por parte da Col. Ronnie Hoare’s Team, que escolheu a carroçaria pintada de vermelho, com a frente e uma faixa central em azul Cambridge.

Nesse mesmo ano, este 412P participou nos 1000 km de Spa (Bélgica), pilotado pela dupla Richard Attwood e Lucien Bianchi, acabando por ficar na terceira posição. Competiu ainda nas 24 horas de Le Mans (com Piers Courage ao lado de Attwood) e nas seis horas de Brand Hatch (Reino Unido).

Na prova de Spa, Attwood teve como parceiro David Piper, que acabaria por se tornar, curiosamente, no segundo proprietário do Ferrari 412P Berlinetta. Piper continuou a correr com ele em provas na Europa e África do Sul, agora ostentando a cor verde, devido ao novo patrocinador, a BP.

Para reduzir o peso e evitar longas reparações da carroçaria em alumínio, Piper retirou a carroçaria original construída em alumínio, que foi armazenada intacta e substituiu-a por uma em fibra de vidro e aberta, do tipo barchetta.

Acabou por acumular várias vitórias em 1968, ganhando os 200 km de Nuremberga, o Solituderennen em Hockenheim e o Grande Prémio da Suécia.

Em 1969, o 412P sofreria um acidente que provocou uma fuga de combustível, dando origem a um incêndio que quase o destruiu. Foi reconstruído e voltaria aos circuitos alguns meses depois.

Interior do Ferrari 412P Berlinetta
© Bonhams

A «vida» mais tranquila do Ferrari 412P

Depois deste episódio, o Ferrari 412P regressou à Europa e, ainda em 1969, foi adquirido por Chris Cord, o neto do fundador da marca americana Cord.

Afastado da competição, passou pelas coleções de Lord Anthony Bamford, Sir Paul Vestey, John e Bruce McCaw, até chegar ao seu proprietário atual, em 2005. Foi com este último que passou por um meticuloso processo de restauro que durou quase uma década.

Este processo incluiu a montagem dos painéis de carroçaria originais, em alumínio, e a recuperação da decoração original, escolhida em 1967. Nem faltou o número “9” com que participou na prova de Brands Hatch.

Por todo este histórico — e graças também ao completo registo —, este Ferrari 412P Berlinetta com o chassis 0854 é anunciado como o protótipo de competição desta época que ainda mantém os seus componentes originais. Ou seja, chassis, motor, caixa de velocidades e, agora, até a carroçaria de alumínio que esteve armazenada durante décadas.

Ferrari 412P Berlinetta em exposição nos relvados do Quail Lodge
© Bonhams

Quando se realiza o leilão?

O leilão que dará origem à sua próxima troca de proprietário do Ferrari 412P promete ser histórico, pelo valor estimado que está a ser avançado.

O The Quail – A Motorsports Gathering, realiza-se no próximo dia 18 de agosto, na Califórnia.

Fonte: Bonhams

Sabe esta resposta?
Além da carrinha que todos conhecemos, que outro formato de carroçaria teve o Audi RS2 nos anos 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Um segredo bem guardado. Também houve um Audi RS2 berlina