Notícias Este Golf V8 RWD tem mais de BMW do que Volkswagen

Arranque a Frio

Este Golf V8 RWD tem mais de BMW do que Volkswagen

Um Golf V8 e de tração traseira não é algo que estejamos acostumados a ver. Mas é algo que nos podíamos rapidamente habituar.

Volkswagen Golf V8 RWD

Preparado para drift pelos finlandeses Maailmanlopun Vehkeet, este aparentemente de série Volkswagen Golf VII esconde um motor V8 debaixo do capô que motoriza “apenas e só” o eixo traseiro.

Oh yeah… É mesmo um Golf V8 RWD que bem podia ser o Volkswagen Golf do Dr. Frankenstein. Porquê?

É que por baixo da sua carroçaria intocada encontramos uma espécie de repositório de hardware BMW da década de 90 que dá vida a esta bizarra, mas fascinante criatura.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W

A começar pelo motor M60B40, um V8 de 4,0 l com 286 cv — que permanece, para já, stock (de série) no Golf, revelando-se potente q.b. — que encontrávamos em modelos como o BMW 740i (E32, E38) ou 840i.

O V8 “encaixa” numa nova subestrutura dianteira proveniente de um BMW Série 3 E36. A potência é enviada para o eixo traseiro que passa a ser suportado por uma subestrutura proveniente de um Série 5 (E39) — como dissemos, muito Frankenstein.

Dado o objetivo de competir em drift, este Golf V8 RWD foi ainda equipado com uma roll cage, assim como uma suspensão específica na traseira.

Ao que tudo indica o projeto continua em desenvolvimento, mas no ponto que está já nos parece bastante…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A oitava geração do Golf GTI vem equipado com que motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos o novo Golf GTI. Rápido e mais ágil, mas ainda convence?