Clássicos A mãe de todas as carrinhas de aventura. BMW E34 530iX Enduro Touring

Protótipo

A mãe de todas as carrinhas de aventura. BMW E34 530iX Enduro Touring

Antes da Volvo e da Audi, a BMW já tinha uma carrinha aventureira. Hoje recordamos a quase esquecida BMW E34 530iX Enduro Touring.

BMW 530iX Enduro Touring vista dianteira
© BMW

Hoje os SUV e crossover dominam o mercado automóvel, mas nem sempre foi assim. Houve uma época — cada vez mais distante — em que as carrinhas eram a melhor opção para quem procurava espaço e versatilidade. Uma versatilidade que, todavia, tinha um senão: terminava quando também terminava o asfalto.

A pensar precisamente nessas limitações, a BMW apresentou em 1993 uma carrinha que entretanto caiu no esquecimento: a BMW E34 530iX Enduro Touring. É talvez a versão menos elegante do aclamado BMW E34, mas é tecnicamente impressionante.

Além disso, é um modelo que surgiu antes das referências deste segmento. Falamos naturalmente da Volvo V70 XC ou da Audi A6 Allroad. Um esquecimento justificável porque, ao contrário das rivais, a BMW E34 530iX Enduro Touring nunca passou à produção.

BMW 530iX Enduro Touring vista traseira
© BMW

Se a BMW tivesse tido essa coragem, hoje seria conhecida como a «mãe das carrinhas aventureiras». Em vez disso, volvidos 30 anos, é somente um testemunho da capacidade inventiva dos engenheiros da BMW — o que não é pouco. Por isso vale a pena recordá-la em mais um artigo de clássicos da Razão Automóvel.

Um BMW E34 pronto para tudo

A premissa base era muito simples: criar um modelo capaz de conjugar boas prestações em estrada com alguma capacidade para sair do asfalto. E claro, espaço, muito espaço.

Com este «caderno de encargos», não foi difícil encontrar uma boa base na gama BMW para a nova criação.

O BMW 525iX tinha a quase obrigatória tração integral. Já a carroçaria Touring oferecia o espaço desejado. O resultado foi a BMW E34 530iX Enduro Touring, que tinha todos os «ingredientes» de uma carrinha pronta para a aventura.

BMW 530iX Enduro Touring vista lateral
© BMW

Suspensão elevada? Sim, cortesia de uma suspensão pneumática que permitia ajustar a altura da suspensão em quatro níveis (cada um dava mais 2,5 cm) e que se auto-ajustava consoante o peso a bordo.

Quanto ao visual, o tejadilho sobrelevado (+13 cm) com luzes auxiliares incorporadas, carroçaria bi-tom e a proteção do para-choques dianteiro conferiam-lhe um aspeto mais aventureiro.

A tudo isto juntava-se uma série de extras que tornavam a 530iX Enduro Touring (E34) a «rainha» da versatilidade.

Havia uma terceira fila de bancos, um sistema para transportar bicicletas no interior e até um mini-frigorífico. Mas poderia até haver mais «extras».

Os esboços que antecipavam este protótipo previam a criação de uma tenda que se ligaria ao carro e até de um sistema que permitiria transportar a bordo uma mota de água.

BMW E34 com mecânica reforçada

Antes de ser a designação usada nos SUV elétricos da BMW, o “iX” anunciava o recurso a um sistema de tração integral. Portanto, seguir por «maus caminhos» não seria um problema para este protótipo.

Já o motor era o M50B25, o seis cilindros em linha do 525iX, mas aqui com 3.0 l de cilindrada graças ao recurso a uma nova cambota.

BMW 530iX Enduro Touring motor
© BMW

Desta forma, a potência subiu dos 192 cv para os 246 cv enquanto o binário subiu de 245 Nm para 316 Nm entregues às 4250 rpm, um valor inclusivamente superior aos 290 Nm debitados pelo 3.0 V8 que então equipava alguns BMW.

A não perder Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê

Quase chegou à produção

Apesar de nunca ter deixado de ser um protótipo, a história da BMW 530iX Enduro Touring (E34) podia ter sido muito diferente.

BMW 530iX Enduro Touring em movimento
© BMW

Depois de a ter apresentado, a BMW Individual chegou a ponderar produzir em número muito reduzido esta Série 5 Touring (E34) mais aventureira.

No total, seriam produzidas apenas 50 unidades. Cada uma delas custaria 170 mil marcos alemães, o equivalente a cerca de 86 mil euros, um valor que ajustado à inflação seria hoje de cerca de 158 mil euros, mais que o atualmente pedido pelo BMW X7.

Infelizmente esta BMW E34 «aventureira» nunca chegou a ser produzida — existe apenas o protótipo que acompanha as imagens deste artigo. Talvez o resultado das modificações no tejadilho tenham desencorajado a administração da BMW, mas aqui entramos no campo da especulação.

Uma solução que apesar de ser esteticamente discutível, também vimos recentemente num Mercedes-Benz W124 aqui na Razão Automóvel. Podem encontrar toda a informação nesta ligação — a história vale (muito) a pena.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece