Notícias Chinesa Avatr estreia-se na Europa. A marca premium da Changan, Huawei e CATL

Apresentação

Chinesa Avatr estreia-se na Europa. A marca premium da Changan, Huawei e CATL

A Avatr é a mais recente marca chinesa a chegar à Europa e até mostrou o novo 12 primeiro no «velho continente» do que na China.

Avatr 12
© Avatr

O Salão de Munique (IAA Mobility) foi o palco escolhido pela chinesa Avatr estrear-se na Europa, mostrando o já conhecido SUV elétrico 11 (lê-se “um um”) e estreando a berlina elétrica 12 (“um dois”).

Sabemos que a importância deste momento é significativa quando a marca chinesa decidiu mostrar o seu novo modelo primeiro na Europa do que na China, o país de origem.

© Avatr Avatr 11

Mas, afinal quem é a Avatr?

Esta ainda jovem marca chinesa foi fundada em 2018, tem sede em Chongquing, e resulta de uma parceria entre a Changan Automobile — entre os quatro maiores construtores chineses — e a gigante tecnológica Huawei. Para mais, este esforço conta com a colaboração da gigante das baterias, CATL.

A designação da marca é mesmo Avatr e não “Avatar”, apesar de ser óbvia a derivação — os direitos sobre o uso do nome “avatar” certamente obrigaram a optar por esta versão abreviada.

A Avatr tem ambições de se intrometer entre as marcas premium e esta expansão aparentemente prematura para a Europa — talvez o mercado mais difícil de vingar, sobretudo a este nível —, mostra a força dessa ambição.

De tal forma que, como referimos, não só escolheram o palco de Munique, na Alemanha, para se mostrarem pela primeira vez aos europeus, como serviu para estrearem um novo modelo antes mesmo de o revelarem na China.

© Avatr Avatr 11

Além disso, é em Munique onde a Avatr tem o seu centro global de design, pelo que as suas intenções relativamente à Europa parecem ser sérias.

Avatr 11, o primeiro

A marca foi fundada há cinco anos, mas só o ano passado ficámos a conhecer o Avatr 11, o primeiro modelo.

As tendências do mercado ditaram que assumisse os contornos de um crossover elétrico, de formas depuradas e suaves, e dimensões similares às de um Mercedes-Benz GLE Coupé. O seu posicionamento, contudo, aproxima-se mais de modelos como o Tesla Model Y.

Vem com configurações de um e dois motores, com potências até 425 kW (578 cv); e duas baterias, de 90 kWh e 116 kWh. A autonomia, no permissivo ciclo combinado chinês, pode chegar aos 680 km.

Contudo, o maior destaque é mesmo a tecnologia a bordo, muita dela relacionada com os assistentes ao condutor e condução autónoma: o Avatr 11 soma 34 sensores, incluindo 3 LiDAR, um dianteiro e dois laterais.

Avatr 12 é a nova adição

Em Munique a Avart revelou o 12, o seu segundo modelo, e assume os contornos de uma berlina de cinco portas — a silhueta não difere muito do futuro Polestar 5.

Assenta sobre a mesma base do 11, mas é mais comprido, ultrapassando os cinco metros de comprimento (e praticamente dois metros de largura). Terá pela frente concorrentes como o NIO ET7 ou o Mercedes-Benz EQE.

A sua aparência, tal como o 11, é feita de linhas suaves e depuradas, destacando-se a ausência de um óculo traseiro (tal e qual o Polestar 4). Para vermos para trás contamos com uma câmara traseira e um ecrã no lugar do retrovisor interior — o 11 recorre à mesma solução, apesar de ter um (pequeno) óculo traseiro.

As especificações do Avatr 12 coincidem com as do 11, mas a sua carroçaria mais aerodinâmica faz com que sejam anunciados mais de 700 km de autonomia — mais uma vez, de acordo com o CLTC, o ciclo chinês.

Apesar da sua estreia europeia no Salão de Munique, ainda não são conhecidos os planos de lançamento da Avatr na Europa.