Notícias Novo Toyota Land Cruiser tem estilo retro mas é uma geração 100% nova

Apresentação

Novo Toyota Land Cruiser tem estilo retro mas é uma geração 100% nova

O novo Toyota Land Cruiser chega à Europa no primeiro semestre de 2024, mas as pré-vendas arrancam ainda este ano.

Toyota Land Cruiser First Edition
© Toyota

O nome Land Cruiser tem mais de 70 anos de histórias e a Toyota dá agora início a um novo capítulo, com a nova geração (Série 250) do seu mítico todo o terreno.

Assente na plataforma GA-F da Toyota, que também serve de base a modelos como o Lexus LX ou a pick-up Toyota Tacoma, o novo Land Cruiser (Série 250) será lançado na Europa no primeiro semestre de 2024, mas as pré-vendas vão abrir em novembro deste ano.

Para já vai apresentar-se apenas com um motor 2.8 Turbo Diesel com 204 cv — o mesmo da Hilux —, mas a partir de 2025 vai passar a contar com tecnologia mild-hybrid de 48 V.

Land Cruiser 2024 traseira
© Toyota

Herança pesada com mais de 70 anos

O Land Cruiser nasceu há 72 anos, como Toyota BJ, e pouco tempo depois, numa demonstração das suas capacidades, tornou-se no primeiro veículo a subir até à sexta estação nas encostas do Monte Fuji.

O resto, como tantas vezes se diz, é história. E passadas mais de sete décadas, Land Cruiser é sinónimo de um dos modelos com mais reputação fora de estrada.

A importância do Land Cruiser para a Toyota também se faz notar nas vendas, já que este é um dos modelos mais vendidos de sempre da construtora japonesa, com 11,3 milhões de unidades vendidas até ao momento. Notável.

O novo Land Cruiser não tem, por isso, uma tarefa fácil em mãos, mas promete evoluir este nome histórico para níveis nunca antes vistos. Será que vai conseguir? Só o tempo o dirá.

Defender, estou de olho em ti

Ao contrário do que acontece com o Land Rover Defender, que promete ser um dos maiores concorrentes, o Land Cruiser não recorre a um chassis monocoque. Em vez disso, utiliza uma solução mais convencional de travessas e longarinas.

Land Cruiser 2024
© Toyota O novo Land Cruiser (Série 250) cresceu 80 mm em comprimento face à geração anterior (Série 150)

Contudo, a marca nipónica garante que o chassis é 50% mais rígido do que antes e que a carroçaria é 30% mais rígida. São números substanciais, com a promessa de aumentar o conforto e a agilidade em estrada.

Pela primeira vez na história do modelo estreia uma direção com assistência elétrica, que permite reduzir a quantidade de contragolpes que podem ocorrer quando conduzimos em superfícies irregulares, ao mesmo tempo que promete uma direção mais suave, mais direta e mais ágil.

Graças a esta novidade, o novo Toyota Land Cruiser passa também a contar com o sistema de permanência em via de rodagem, que a marca japonesa apelida de Lane Tracing Assist.

Outra novidade é a barra estabilizadora dianteira desconectável (através de um botão no painel). Quando desconectada promete aumentar a capacidade fora de estrada, que viu serem revistas duas tecnologias fundamentais quando andamos pelos maus caminhos: Monitor Multi-Terreno e Seletor Multi-Terreno.

Land Cruiser 2024 farolins
© Toyota Land Cruiser, um nome com mais de 70 anos de história

O primeiro, com o auxílio de uma câmara de alta resolução, permite uma visão clara da área ao redor e abaixo do veículo, particularmente útil em obstáculos mais técnicos; já a segunda adapta de forma automática o desempenho do veículo de maneira a responder às exigências do terreno onde nos encontramos.

Na Europa só há Diesel

Tal como a geração atual do Land Cruiser (Série 150) que se vende em Portugal, também o novo Land Cruiser Série 250 vai estar apenas disponível com um motor Turbo Diesel. Tem 2.8 l de capacidade e entrega 204 cv de potência e 500 Nm de binário máximo.

A transmissão é feita via uma caixa automática Direct Shift de oito velocidades, com redutoras, que envia o binário às quatro rodas. A caixa manual de seis velocidades da geração atual, a Série 150, deixa de existir.

Mais tarde, a partir do início de 2025, passa a estar disponível uma versão mild-hybrid, que acrescenta um sistema elétrico de 48 V ao mesmo motor. Porém, a Toyota ainda não adiantou mais especificações acerca dessa versão.

Land Cruiser First Edition traseira
© Toyota Versão limitada First Edition conta com duas cores exclusivas: Castanho Areia (imagem acima) e Azul Fumado

Por terras do Tio Sam, do outro lado do Atlântico, o Land Cruiser vai estar disponível com um motor a gasolina, turbo, de 2.4 l que produz 330 cv de potência e 630 Nm. Não parece haver qualquer plano para trazer esta motorização mais «picante» para o continente europeu.

Imagem retro

Visualmente, as mudanças para o anterior Land Cruiser são mais do que muitas, apresentando um desenho com aroma nostálgico, inspirado no icónico BJ40. Mesmo assim, é inegável que se trata de um desenho moderno.

Por agora o novo Toyota Land Cruiser mostrou-se apenas numa configuração de cinco portas (não sabemos se vai existir uma de três), que cresceu de forma significativa face à geração anterior.

O Land Cruiser Série 250 mede 4,92 m de comprimento (mais 80 mm), 1,98 m de largura (mais 125 mm) e 1,87 m de altura (mais 25 mm). A distância entre eixos, de 2,85 m, cresceu 60 mm.

A não perder: Indústria automóvel. Portugal perde milhões e esta é uma das principais razões

Quanto ao habitáculo, que pode ser configurado com cinco ou sete lugares, passou por uma autêntica revolução.

O tabliê caracteriza-se por uma orientação horizontal e os comandos físicos foram preservados para facilitar a operação de todos os sistemas, sobretudo nos terrenos mais difíceis.

Edição especial limitada a 3000 unidades

Além disto tudo, o novo Toyota Land Cruiser vai contar com uma versão especial de lançamento, denominada First Edition. Vai estar disponível apenas para os clientes que reservarem durante o período de pré-vendas inicial, que abre no próximo mês de novembro.

Esta versão está limitada a 3000 unidades e conta com um estilo exclusivo, ainda mais nostálgico, distinguindo-se pelos faróis redondos e por dois tons únicos: Castanho Areia e Azul Fumado.

Ainda não há qualquer previsão relativamente ao preço que o novo Toyota Land Cruiser Série 250 vai ter em Portugal.

Relembramos que o preço base do Série 150 atualmente em comercialização arranca nos 127 450 euros, pelo que é de esperar que o novo Série 250 apresente valores tendencialmente superiores.