Notícias Jeep renova Wrangler para dar resposta ao Ford Bronco

Salão de Nova Iorque 2023

Jeep renova Wrangler para dar resposta ao Ford Bronco

A Jeep mostrou no Salão de Nova Iorque um Wrangler atualizado, com a imagem retocada e mais e nova tecnologia no habitáculo.

Novo Jeep Wrangler 2023
© Jeep

O Salão de Nova Iorque acaba de abrir portas e uma das primeiras novidades coube à Jeep, que resolveu apresentar a mais recente atualização do Wrangler, para que continue a ter argumentos suficientes para enfrentar a concorrência.

Recentemente ganhou um elemento de peso nos Estados Unidos da América (EUA), o Ford Bronco, que continua a «trepar» nas vendas — modelo que também vai vender-se na Europa, ainda que de forma limitada.

Para já, as novidades reveladas, à exceção das visuais, apenas dizem respeito à versão norte-americana do modelo. Só lá mais para o final do ano ficaremos a conhecer todas as novidades que o Jeep Wrangler vai receber na Europa.

Imagem «refrescada»

Mesmo assim, este restyling apresentado no Salão de Nova Iorque já nos dá muitas pistas para aquilo que virá a ser o «nosso» Wrangler. Sobretudo ao nível da imagem, que foi ligeiramente retocada.

Jeep Wrangler 2023 dianteira
© Jeep As versões Rubicon passam a equipar um guincho Warn com 3,6 toneladas de capacidade

A primeira mudança significativa aconteceu na dianteira, com as típicas sete ranhuras verticais da grelha a ficarem ligeiramente mais estreitas e a ganharem um acabamento em preto.

O para-choques frontal também é completamente novo e abre espaço à instalação (apenas nas versões Rubicon) de um guincho Warn com 3,6 toneladas de capacidade, muito útil nos trilhos mais desafiantes.

Continuando nos para-choques, nas versões híbridas plug-in 4xe é possível pintá-los pela primeira vez na mesma cor da carroçaria. No catálogo de personalização deste modelo encontramos ainda novas jantes de até 20” e as tradicionais opções de capota rígida ou em lona.

Dentro do habitáculo também encontramos várias novidades, a começar logo no novo sistema de infoentretenimento UConnect 5, com um ecrã tátil de 12,3″ que permite (de série) integração sem fios com o smartphone através do Android Auto e do Apple CarPlay.

A instrumentação também foi atualizada, passando a oferecer uma qualidade gráfica superior, para uma melhor leitura. As saídas de ar no tabliê também foram ligeiramente modificadas, tal como os bancos, que são novos e contam com ajustes elétricos em 12 posições.

Jeep Wrangler 2023 novos bancos
© Jeep Os bancos dianteiros do Jeep Wrangler são novos e contam com ajustes elétricos em 12 posições

E as motorizações?

Deixámos as motorizações para o fim porque é precisamente aqui que este Wrangler mais se afasta do modelo europeu.

Por terras do “Tio Sam” o Jeep Wrangler está disponível com quatro motorizações distintas: 2.0 de quatro cilindros, V6 com 3.0 l, V8 com 6.4 l e híbrido plug-in 4xe.

Deste lado do Atlântico o Jeep Wrangler já só se vende com esta última motorização híbrida plug-in 4xe, que junta um motor a gasolina de 2.0 l turbo com dois motores elétricos e uma bateria com 17,3 kWh de capacidade.

Nos EUA esta motorização não sofreu alterações, pelo que continua a entregar 380 cv de potência máxima combinada e 637 Nm de binário máximo. E tudo indica que por cá, na Europa, também não irá mudar.

Já testámos esta versão em solo nacional. Podem vê-la em ação aqui:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler