Notícias Lexus IS 500 F Sport Performance. Não é um IS F, mas tem um V8 atmosférico

Apresentação

Lexus IS 500 F Sport Performance. Não é um IS F, mas tem um V8 atmosférico

Sabemos que o novo Lexus IS não vai ser vendido na Europa, mas não resistimos a mostrar o novo Lexus IS 500 F Sport Performance que vem com um V8 atmosférico.

Lexus IS 500 F Sport Performance

Se calhar despedimos-nos cedo demais do V8 atmosférico da Lexus. A marca japonesa revelou recentemente o novo Lexus IS 500 F Sport Performance, a (para já) versão mais potente e desportiva do seu mais pequeno sedã.

Debaixo do capô está o mesmo V8 atmosférico de 5,0 l de capacidade que já “saboreámos” no maior e mais exclusivo LC 500 Convertible, modelo que o Diogo teve oportunidade de explorar em Espanha há algum tempo. São os mesmos 477 cv às 7100 rpm e 535 Nm às 4800 Nm… e uma sonoridade gloriosa.

Partilha a mecânica não só com o LC 500, mas também com um digno membro da linhagem F, o coupé RC F. No entanto, o IS 500 F Sport Performance não é o sucessor do IS F.

TENS DE VER: Fica a saber tudo sobre o novo Mercedes-Benz Classe C W206

Efetivamente, a nomenclatura “F Sport Performance” representa uma estreia no fabricante, sendo um novo patamar na hierarquia de performance da Lexus, que se posiciona abaixo dos todo-poderosos “F” e bastante acima do “F Sport” (que não é mais que um nível de equipamento).

Sim… isso significa que parece haver espaço para um “puro” IS F, posicionado acima deste IS 500 F Sport Performance. E se este já vem com um V8 atmosférico com aproximadamente 500 cv, que tipo de “animal” poderá ser o IS F?

Deixando possíveis especulações de parte, o novo Lexus IS 500 F Sport Performance vê o seu V8 atmosférico acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades — a mesma de outros IS, como o 350 —, que envia toda a força do V8 atmosférico para as rodas traseiras, havendo aí um diferencial Torsen autoblocante. O suficiente para lançar os 1765 kg até às 60 mph (96 km/h) em 4,5s.

Além do diferencial autoblocante, traz suspensão adaptativa, uma direção com calibração específica e nem faltou uma “mãozinha” da Yamaha que contribuiu com um amortecedor de alta performance para o eixo traseiro. A Lexus promete agilidade e simultaneamente estabilidade a alta velocidade e conforto a baixa velocidade.

A nova proposta japonesa traz jantes de 19″ de série desenvolvidas pela Enkei que são mais leves 0,45 kg e 0,9 kg (respetivamente à frente a atrás) que as correspondentes aos modelos da linha F Sport. O sistema de travagem foi também majorado com discos dianteiros de duas peças em alumínio de 14″ de diâmetro e 12,7″ traseiros.

VÊ TAMBÉM: Espelhos digitais chegam ao Lexus ES 300h e ganha uma “Special Edition”

A revelação do novo Lexus IS significou o fim da sua comercialização na Europa, com as suas baixas vendas a serem o principal motivo da saída. Por isso, também não iremos ver este IS com um enorme e carismático V8 atmosférico pelo “velho continente”.