Notícias Porsche 911 Dakar «veste-se a rigor» com três decorações históricas

Apresentação

Porsche 911 Dakar «veste-se a rigor» com três decorações históricas

As novas decorações do Porsche 911 Dakar inspiram-se nas usadas pelos 911 que participaram no Rali Safari em 1971, 1974 e 1978.

O Porsche 911 Dakar é um 911 como nenhum outro, capaz de andar com muito mais à vontade fora do asfalto, inspirando-se, especialmente, no 953 que venceu o Rali Dakar de 1984.

Ainda antes de conquistar a maratona idealizada por Thierry Sabine já o 911 «dava cartas» no mundo dos ralis e inclusive por terras africanas. O palco? O Rali Safari, oficialmente conhecido como “East African Safary Rally”.

Foi precisamente para relembrar os outros 911 «todo o terreno» que serviram de inspiração ao 911 Dakar, que a Porsche criou três decorações históricas inspiradas nos carros que disputaram o Rali Safari em 1971, 1974 e 1978.

A NÃO PERDER: Porsche 928 tem um detalhe ainda mais peculiar do que os faróis escamoteáveis
Porsche 911 Dakar com as decorações históricas

As três decorações

A primeira dessas decorações chama-se “Rally 1971” e inspira-se na decoração dos primeiros 911 inscritos pela equipa de fábrica no Rali Safari. O seu custo é de 4305 euros.

Conta com um capô parcialmente coberto por um autocolante preto, que também podemos encontrar nos guarda-lamas dianteiros e nas portas. Já o número “19” em branco sobre um círculo preto, era o usado pelo 911 que melhor se saiu na prova de 1971, tendo alcançado um quinto lugar.

Seguindo a cronologia, a decoração que se segue é a “Rally 1974”.

Disponível por 4305 euros, esta decoração caracteriza-se também pela pintura branca, faixas azuis ao longo da carroçaria e ainda pela inscrição “Porsche” na zona inferior das portas.

Estas cores foram as usadas pelo 911 Carrera 2.7 RS que o sueco Björn Waldegård levou até ao segundo lugar do Rali Safari de 1974, numa edição na qual dos 99 inscritos só 16 chegaram ao fim.

Por fim, não é difícil perceber quais as cores da decoração “Rally 1978” cujo preço fixa-se nos 6150 euros. Afinal, são as mesmas cores usadas pela Martini Racing Team, talvez uma das «cores de guerra» mais conhecidas no mundo do desporto automóvel.

Quanto ao número “14” usado, é o mesmo do 911 SC que Vic Preston Jr. e John Lyall levaram à segunda posição do rali.

O mundo da competição automóvel inspira, cada vez mais, não só marcas como a Porsche, como até particulares, a decorarem automóveis evocando os «guerreiros» das pistas — e até… desertos — de outros tempos, com as suas históricas e até icónicas «pinturas de guerra».

E não faz muito tempo até tivemos oportunidade de conduzir outro Porsche devidamente «vestido». Para comemorar os 20 anos do Porsche Cayenne pudemos reunir a primeira geração com a última — e logo representada pelo Cayenne Turbo GT, o mais desportivo deles todos —, com a particularidade do primeiro Cayenne ter uma decoração evocativa do Porsche 959 que venceu o Dakar.

Um vídeo a não perder:

Sabe esta resposta?
Qual destes monovolumes foi desenvolvido com o envolvimento da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam