Notícias Nissan Qashqai 2024 tem um botão que resolve problema dos carros modernos

Apresentação

Nissan Qashqai 2024 tem um botão que resolve problema dos carros modernos

A terceira geração do Nissan Qashqai acaba de ser renovada. A nova cara é apenas uma das novidades do popular crossover.

Nissan Qashqai atualizado
© Nissan

Desde que foi lançada a terceira geração do Nissan Qashqai em 2021, o crossover já vendeu mais de 350 mil unidades na Europa.

Para se manter competitivo no segmento que, essencialmente, fundou, a marca japonesa atualizou o seu modelo mais popular, dando-lhe uma nova «cara».

© Nissan O atualizado Nissan Qashqai vem disponível em cinco cores: Branco Pérola, Oceano Profundo, Vermelho Fuji, Azul Magnético e Cinzento Cerâmica.

Nova cara

A Nissan levou à letra o ditado «novo ano, novo eu», e apresenta-nos um Qashqai com uma dianteira completamente diferente daquela que já lhe conhecíamos. Esta é bem mais desportiva, definida por vários segmentos triangulares.

Da anterior grelha V-Motion que conhecíamos pouco ou nada sobrou. Esta foi «substituída» por uma grelha de maior dimensão, que se estende visualmente a praticamente toda a largura, e mostra um padrão inspirado nas armaduras dos samurais.

Ainda na dianteira, há também uma nova assinatura luminosa — perdeu o anterior bumerangue —, assim como novos faróis.

As luzes diurnas passam a dividir-se em duas secções: uma superior e outra inferior, esta imediatamente abaixo do farol, constituída por cinco elementos.

Na traseira, os farolins contam com o mesmo formato que antes, no entanto, apresentam um novo sistema LED. Para além disto, o para-choques inferior foi também redesenhado, de forma a combinar com as alterações feitas na dianteira.

O Qashqai 2024 pode equipar jantes de 17″ a 20″, com as jantes de 18″ a passarem a ser de série nos níveis intermédios de equipamento.

Por dentro as diferenças são de pormenor, concentrando-se no recurso a novos padrões e materiais como Alcantara nas versões mais equipadas.

O primeiro Nissan na Europa com Google

As atualizações efetuadas pela Nissan não são meramente visuais. O Qashqai 2024 viu o seu «arsenal» tecnológico ser reforçado, a começar por ser o primeiro Nissan na Europa a ser equipado com o sistema operativo Android Auto da Google.

Esta adição abre novas possibilidades, como o de usufruir do Assistente Google (comandos por voz), do Google Play (aplicações) ou do Google Maps.

Além disso, conta ainda com os Nissan Connected Services que tornam o Qashqai mais seguro. Através da aplicação Nissan Connect, o condutor pode receber alertas sobre se deixou as portas trancadas ou as janelas abertas, podendo controlar essas funções à distância. Consegue também rastrear ao vivo a localização do veículo, e em caso de assalto consegue alertar seguradoras e autoridades.

Capô invisível

O Nissan Qashqai 2024 também atualizou significativamente o sistema AVM (Around View Monitor), que compreende quatro câmaras exteriores e oito ângulos de visão distintos.

Nissan Qashqai capô invisível
© Nissan

Além de permitir uma visão 3D do veículo, o sistema AVM adiciona uma nova funcionalidade: o capô invisível. Esta permite que o condutor veja a posição exata das rodas dianteiras, facilitando algumas manobras mais difíceis, como por exemplo, em parques de estacionamento internos. Poderá ajudar a evitar contactos indesejados da jante com um lancil, por exemplo.

Um botão para ter tudo ao nosso gosto

Os assistentes à condução ou ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) também foram melhorados no Qashqai 2024.

Por exemplo, a travagem autónoma de emergência foi recalibrada para melhor detetar os riscos de uma eventual colisão e também para reagir mais depressa para a evitar.

Com as novas regras de segurança impostas pela União Europeia, a maioria dos assistentes a bordo são obrigatoriamente ativados sempre que se liga o veículo, tais como o sistema de emergência de manutenção na via de rodagem ou o assistente inteligente de velocidade.

Ou seja, mesmo que o condutor tenha desativado alguns assistentes ou alterado a forma como intervêm durante a condução, ao voltar a ligar o carro regressam às suas configurações iniciais.

Para mitigar o inconveniente de estar a configurá-los novamente, a Nissan adicionou um botão no volante — “Driver Assist Custom Mode” —, que deixa personalizar a intervenção dos vários assistentes à condução, guardando essas preferências.

Assim, da próxima vez que ligar o veículo, basta carregar nesse botão, confirmar com o botão “Ok” e fica tudo de acordo com o que definimos.

Nas motorizações não há nada de novo

As motorizações do Nissan Qashqai 2024 continuam a ser exatamente as mesmas que já conhecíamos, compostas por uma opção mild-hybrid 12 V e uma híbrida (sem ser preciso de ligar à tomada) e-Power:

  • Qashqai mild Hybrid: 1.3 DIG-T, mild-hybrid de 12 V, potência de 140 cv e 158 cv;
  • Qashqai e-Power: motor elétrico, potência de 190 cv (140 kW), motor 1.5 l turbo que serve apenas de gerador.
Nissan Qashqai perfil
© Nissan

Para quando?

O Nissan Qashqai 2024 tem chegada prevista ao mercado no verão, mas ainda não foram anunciados preços.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Nissan Sunny GTi-R?