Notícias O último MINI Clubman já saiu da linha de produção. E agora?

Produção

O último MINI Clubman já saiu da linha de produção. E agora?

O MINI Clubman deixou de ser produzido ao fim de 17 anos e duas gerações. O seu lugar será tomado por algo bastante distinto.

MINI Clubman
© MINI

Depois de 17 anos de produção, a MINI diz adeus ao Clubman, a variante mais familiar do modelo, se retirarmos da equação o SUV Countryman. A última unidade já saiu da linha de produção em Oxford (Reino Unido).

O nome Clubman foi originalmente usado em 1969 para identificar um MINI mais «maduro» e não uma carrinha, apesar de ter também tido uma: a Clubman Estate.

Em 2007 o nome Clubman era recuperado para identificar apenas e só a carrinha do MINI, com a sua configuração de portas assimétrica.

Agora, 17 anos e duas gerações depois, nem a sua imagem distinta e as suas características duas portas de acesso à bagageira com abertura para os lados foram suficientes para travar a apetência do mercado pelos crossover e SUV.

Basta verificar que o lugar do MINI Clubman será ocupado, a partir do próximo ano, pelo novo crossover Aceman. E este, será exclusivamente elétrico.

O MINI que se segue

O MINI Aceman é o novo crossover 100% elétrico da marca, e já está mesmo «aí à porta». O modelo terá pouco mais de quatro metros de comprimento, e vai ocupar o espaço entre o futuro MINI de cinco portas e o muito maior Countryman.

Antecipado originalmente como um protótipo em 2022, o modelo final de produção já foi apanhado em testes de desenvolvimento na estrada. A própria MINI divulgou imagens oficiais do seu novo crossover, ainda que camuflado de forma muito colorida.

Ainda é assim, é possível ver claramente os volumes do modelo, assim como as óticas dianteiras e traseiras definitivas, que assumem contornos mais retilíneos, à imagem do que vimos no Countryman.

O Aceman será o terceiro modelo totalmente elétrico da MINI e será revelado no próximo dia 24 de abril, na China. Vai assentar numa versão alongada da plataforma do novo MINI Cooper elétrico de três portas.

É de prever, por isso, que recorra às mesmas opções do «irmão» mais pequeno. Ou seja, os motores elétricos de 130 kW (184 cv) e 160 kW (218 cv) e as baterias de 40,7 kWh e 54,2 kWh.

Sabe esta resposta?
Qual destes objetos foi inspirado pelo MINI Cooper?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que é que o Mini Cooper tem a ver com a mini-saia? Tudo