Notícias Giulia e Stelvio ganham potência para celebrar 100 anos de Quadrifoglio

Apresentação

Giulia e Stelvio ganham potência para celebrar 100 anos de Quadrifoglio

Além de renovar os Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio, a Alfa Romeo mostrou ainda a edição especial e limitada 100.º Anniversario.

Alfa Romeo Quadrifoglio 100 Anniversario
© Alfa Romeo

Depois de atualizar o Giulia e o Stelvio, a Alfa Romeo acaba de «refrescar» as versões Quadrifoglio de ambos os modelos, que ganharam mais tecnologia, uma imagem retocada e mais potência.

E fê-lo de uma forma especial, com uma edição exclusiva que celebra o 100.º aniversário do Quadrifoglio Verde, o mítico trevo de quatro folhas que dá nome às versões mais desportivas dos modelos da marca de Arese.

Limitada a 100 unidades (por cada modelo), a versão “100.º Anniversario” assinala ainda o lançamento dos renovados Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio, que vão poder ser encomendados na primavera. A chegada ao mercado vai acontecer no terceiro trimestre do ano.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 100 Anniversario perfil
© Alfa Romeo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 100.º Anniversario

O que muda nos novos Quadrifoglio?

Vamos começar logo pela maior novidade desta atualização, que surge ao nível do motor. É certo que o bloco 2.9 V6 biturbo — de origem Ferrari — continua a ser o mesmo que já conhecemos e testámos, mas se até agora debitava 510 cv, nas edições “100.º Anniversario” ganha 10 cv, entregando 520 cv (mantendo os 600 Nm).

Pode não parecer um aumento significativo, mas a verdade é que este boost de 10 cv deixa os novos Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio a apenas 20 cv de distância do Giulia GTA, que tem 540 cv.

A acompanhar este aumento de potência está agora um novo diferencial autoblocante mecânico que conta com uma afinação específica que resulta da experiência obtida com o Giulia GTA.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 100 Anniversario dianteira
© Alfa Romeo Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 100.º Anniversario

A Alfa Romeo promete com este novo diferencial um comportamento em curva ainda melhor e uma transferência de binário ainda mais eficaz.

Quanto à transmissão, continua a depender da caixa ZF automática de oito velocidades que já conhecemos, que envia o binário em exclusivo às duas rodas traseiras no caso do Giulia Quadrifoglio e às quatro rodas no caso do Stelvio Quadrifoglio.

A marca italiana não revelou se estas modificações se vão fazer sentir nas performances destes dois modelos, mas será difícil melhorar os registos das versões já existentes.

Recorde-se que o Giulia Quadrifoglio acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9s e chega aos 307 km/h, enquanto o Stelvio fica pelos 283 km/h, mas faz o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,8s.

Fato de cerimónia a condizer

O tratamento especial “100.º Anniversario” também se faz notar na imagem, já que estes dois modelos receberam novos faróis Full LED Matrix — desenho inspirado nos faróis do Tonale —, novas jantes exclusivas de 19” para o Giulia e 21” para o Stelvio, pinças de travão douradas, um sistema de escape da Akrapovič e um acabamento de fibra de carbono exposta na grelha dianteira e nas capas dos espelhos retrovisores laterais.

A juntar a isso estas versões especiais de aniversário vão estar disponíveis com três cores distintas: Verde Montreal, Rosso Etna e Nero Vulcano. Nas laterais, o famoso Quadrifoglio Verde também foi redesenhado e ganhou um acabamento dourado.

Já no interior, o destaque vai para as costuras em dourado, que contrastam com os elementos pretos em couro e em Alcantara, o novo acabamento em fibra de carbono no tabliê, na consola central e nas portas, e o novo painel de instrumentos digital com 12,3”.

Quando chega e quanto custa?

Tal como referimos acima, a versão “100.º Anniversario” dos Giulia e Stelvio será limitada a 100 exemplares por modelo, com as primeiras unidades a chegarem no terceiro trimestre do ano.

Quanto aos preços, ainda não foram divulgados para o mercado português.

Sabe esta resposta?
Qual destes Alfa Romeo tem a assinatura da Zagato?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato. Há 100 anos a criar os Alfa Romeo mais fascinantes e intrigantes