Notícias Cerca de 25 mil horas depois, o protótipo do Lamborghini Countach renasceu

Clássicos

Cerca de 25 mil horas depois, o protótipo do Lamborghini Countach renasceu

Produzido de raiz a pedido de um colecionador, o Lamborghini Countach LP 500 é uma recriação do protótipo que antecipou o Countach em Genebra em 1971.

Lamborghini Countach LP 500 Ver vídeo

Quando foi revelado no Salão de Genebra de 1971, o Lamborghini Countach LP 500 não tinha igual no mundo automóvel. As linhas futuristas eram diferentes de tudo o resto e, apesar de ser ainda um protótipo, a verdade é que ninguém lhe ficou indiferente.

Contudo, apesar de toda a atenção que mereceu no certame helvético, este primeiro protótipo do Countach LP 500 não teve uma “vida fácil”. Após três anos de desenvolvimento acabou sacrificado num crash test em março de 1974, tendo depois desaparecido.

Em 2017 um fã de automóveis clássicos e importante cliente da Lamborghini lembrou-se deste histórico exemplar e lançou um desafio ao “Polo Storico” da marca italiana: seria possível recriar o modelo do qual existiam apenas fotografias? A resposta foi positiva e assim começou um longo e difícil projeto cujo resultado foi agora revelado.

A NÃO PERDER: Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Lamborghini Countach LP 500
Um protótipo de um carro de 1970 nascido em 2021? Foi isso mesmo que a Lamborghini revelou em Villa d’Este.

Pesquisar antes de criar

Os primeiros meses foram passados não só a encontrar as peças necessárias para recriar o carro revelado em 1971 como também numa atenta pesquisa para assegurar que todos os detalhes batiam certo. Documentos, fotografias, esboços originais e até o relato de alguns funcionários da marca, tudo serviu para garantir que esta recriação era o mais fiel possível ao original.

Quem o confirma é Giuliano Cassataro, diretor de Serviço e do “Polo Storico”: “A recolha de documentos foi fundamental (…) Foi dada muita atenção a todos os detalhes do carro, à sua consistência geral e às especificações técnicas”.

Uma vez garantida uma boa “base de dados”, o passo seguinte foi recriar o chassis do Countach LP 500. Ao contrário dos Countach que se lhe seguiram, este não recorria a um chassis tubular mas sim a uma plataforma que o “Polo Storico” da Lamborghini fez questão de redesenhar e produzir de acordo com os métodos usados na década de 1970.

A fidelidade aos métodos de produção tradicionais manteve-se na hora de recriar a carroçaria (com os painéis a serem moldados de forma manual) e o interior. Já no campo da mecânica, foram usadas peças de reposição da época, restauradas e, quando nenhuma das duas estavam disponíveis, foram produzidas peças novas de acordo com as especificações originais.

LEIAM TAMBÉM: Lamborghini LM002. O «touro indomável» de Sant’Agata Bolognese

Recriar as linhas originais

Para recriar as linhas originais o “Polo Storico” da Lamborghini contou com a preciosa ajuda do “Lamborghini Centro Stile”. Por lá, uma equipa liderada por Mitja Borkert, diretor de design, lançou-se num dos seus maiores desafios.

Lamborghini Countach LP 500

Primeiro foi criado um modelo à escala 1:1 com base na pesquisa feita pelo “Polo Storico” e depois, para garantir que as proporções eram as corretas, o “Lamborghini Centro Stile” recorreu à modelação 3D do primeiro Countach LP 400. No total, este trabalho demorou cerca de 2000 horas e foi depois repetido para recriar o interior.

Já na recriação dos pneus a ajuda da Pirelli foi crucial, que graças às imagens e materiais guardados nos arquivos da Fondazione Pirelli usou os planos originais para recriar os Cinturato CN12 usados pelo Countach LP 500 em Genebra, mas agora com um composto de borracha moderno.

LEIAM TAMBÉM: Lamborghini Countach Turbo: o pecador de Sant’Agata Bolognese

Pintado na cor “Giallo Fly Speciale”, o Lamborghini Countach LP 500 “renascido” é o resultado de 25 mil horas de trabalho e foi agora revelado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, onde foi inscrito na classe dos protótipos. Quanto ao seu preço, não foi revelado, mas calculamos que um protótipo com “50 anos totalmente novo” não seja barato.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer