Notícias O Kia EV5 Concept apresentado. Na Coreia do Sul não há descanso

Apresentação

O Kia EV5 Concept apresentado. Na Coreia do Sul não há descanso

Apenas uma semana depois do anúncio do Kia EV9, a marca coreana volta à carga com o Kia EV5 Concept.

Kia EV5 frente 3/4
© Kia

Aqui estamos nós novamente. Apenas uma semana depois do anúncio do EV9, a marca sul-coreana acaba de revelar os primeiros esboços do Kia EV5 Concept. Um SUV 100% elétrico de dimensões mais compactas que o seu irmão EV9.

Com esta dinâmica, parece que os coreanos deixaram de lado as folgas, domingos e feriados. Aparentemente não há tempo a perder. Seja no mercado europeu, seja no mercado chinês.

Duas latitudes onde a eletrificação do automóvel está a acontecer a ritmo acelerado.

As linhas exteriores devem estar próximas da versão final.

Ao contrário do seu irmão maior que oferece três filas de bancos e sete verdadeiros lugares, o Kia EV5 Concept oferece 5 lugares e duas filas de bancos.

Em termos de estéticos, as soluções são similares: linhas angulosas e dramáticas, onde as sombras têm um papel fundamental na criação de formas na carroçaria.

kia ev5 concept
Soluções como a ausência de pilar B dificilmente passarão para o modelo de produção.

No interior, em termos genéricos encontramos soluções que dificilmente vamos encontrar na versão de produção do Kia EV5. Mas é apontado um caminho: um tablier muito horizontal cujo destaque é a integração do sistema de infotaiment com o quadrante digital.

O recurso a materiais de cores cruas e naturais é outro dos destaques.

kia ev5 concept interior
O recurso a materiais reciclados deverá continuar a marca a tendência nos modelos Kia e Hyundai.

Em termos de plataforma, o Kia EV5 vai recorrer à E-GMP do Hyundai Motor Group, idêntica à do EV6 e do Hyundai Ioniq 5. Relativamente às especificações, ainda não foram revelados valores, mas é de esperar versões com um e dois motores elétricos.

Este modelo deverá chegar ao mercado chinês ainda este ano, não havendo para já datas para a sua chegada ao mercado europeu. É talvez das transições mais rápidas a que já assistimos entre o anúncio de um concept e da sua chegada ao mercado. Como referimos no título, parece que no calendário da Kia para 2023 não existem dias de folga.